Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Teoria e Prática em Interação na Formação em Serviço Social

Saiba o que aconteceu nas I Jornadas Cientifico-Pedagógicas de Serviço Social




Estrearam na Universidade Lusófona do Porto as Jornadas Cientifico-Pedagógicas de Serviço Social. O tema desta primeira sessão foi a interação da teoria e prática na formação em serviço social.

O avançar das experiências profissionais no terreno e as pesquisas na área tem vindo a proporcionar o aumento do conhecimento em Serviço Social no que diz respeito a metodologias de agir, o que leva agora as profissionais da Lusófona a propor reforçar a dimensão pedagógica da formação.

Pretendem, então, faze-lo através do aprofundamento de conhecimentos, do debate de perspetivas pedagógicas do ensino e da efetiva aprendizagem, repensando a operacionalização da relação teoria - prática, entre outras medidas.

A sessão contou com várias oradoras - Professora Doutora Cláudia Mónica Santos, Professora Doutora M. Emília Ferreira e e Professora Doutora Alzira Lewgoy -, assim como com as participações da Professora Doutora Carla Carvalho, Eva Chaves e Sónia Ribeiro.

Abordou-se essencialmente a formação, a objetividade, a subjetividade e a relação xistente entre teoria e prática.

A conferência que se prolongou até à tarde ainda teve espaço para a oficial proposta do novo Plano de Estudos da Licenciatura de Serviço Social.