Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Francisco Sá Carneiro e a fundação do PPD/PSD

Resumo da conferência sobre o pensamento político de Francisco Sá Carneiro



A Faculdade de Direito e Ciência Política promove ao longo do ano de 2019, um ciclo de conferências sobre o pensamento político de Francisco Sá Carneiro, um dos mais eminentes fundadores do regime democrático atual, fundador e presidente do PSD e antigo primeiro-ministro de Portugal.

Há 39 anos atrás o país estava em choque. Um dos fundadores do Partido Popular Democrático e uma das figuras da democracia portuguesa, faleceu na tragédia de Camarate, em Loures.

Aliado de pensamento político, companheiro de luta politica e um confesso admirador do papel de Francisco Sá Carneiro no contexto político português, Dr. Amândio de Azevedo - fundador do PPD/PSD e Ex. Ministro do Trabalho e da Segurança Social do IX Governo Constitucional - foi recebido na Sala de Atos da Universidade Lusófona do Porto para refletir sobre o pensamento político de Francisco Sá Carneiro, aliado à fundação do PPD - Partido Popular Democrático- que mais tarde intitula-se de PSD- Partido Social Democrata.

Desde a análise ao seu passado politico, ao ano quente de 1974 - que resulta na queda do Estado Novo e na consequente implantação da Democracia - Amândio de Azevedo afirmou com garra "que o PSD, na sua gênese, sempre foi um partido preocupado com o país, primeiro".

De notar que este é um ciclo de conferências que já é repetido. O ano passado, refletia-se sobre o pensamento político de Mário Soares.