Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

A Faixa e a Rota Chinesa

A sessão contou com a interação entre especialistas, académicos e todo o público interessado



Na passada quinta feira a Sala de Atos da Universidade Lusófona do Porto foi palco de uma aula aberta subordinada ao tema: A Faixa e a Rota chinesa.

A sessão teve como propósito debater sobre um tema de crescente atualidade, e contou a participação de especialistas, que brindaram a comunidade presente com os seus conhecimentos sobre o assunto.

A abrir o evento, o Professor Doutor Paulo Duarte começou por expor a forma pela qual se interessou por este tema, fazendo depois um enquadramento geopolítico sobre a faixa e a rota chinesa.

Terminada a primeira apresentação foi tempo de a Professora Doutora Fernanda Ilhéu abordar uma outra temática: A Nova Rota da Seda Marítima do Século XXI e os Países de Língua Portuguesa.

Ao longo da sua oralidade foi exibindo diversas estatísticas que, por outras palavras, traduzem a evolução da economia mundial ao longo dos últimos 40 anos.

Por fim, o Mestre Rui Pereira (Ministério da Economia e da Transição Digital) veio destacar as relações económicas entre Portugal e China, falando da realidade atual e as suas perspetivas de evolução.

Na fase final da sessão, houve ainda tempo para o público assistir a uma reapresentação de um livro inédito em Portugal, co-editado por dois dos palestrantes, (Fernanda Ilhéu e Paulo Duarte) e intitulado The New Silk Road and the Portuguese Speaking Countries in the New World Context.

Por Fábio Costa