Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Erasmus: uma oportunidade de internacionalização

Reportagem sobre a "Sessão Erasmus +", onde foram esclarecidas dúvidas sobre o programa Erasmus.



Efetivamente provado no Processo de Bolonha, a internacionalização e a mobilidade são extremamente relevantes académica e profissionalmente em pleno século XXI. Fazer Erasmus permite conhecer outros contextos, outras universidades, outras culturas, acabando por se tornar numa porta de abertura ao mercado internacional. É neste contexto que a Lusófona do Porto acolheu a "Sessão Erasmus +" no passado dia 11 de dezembro.

Entre os convidados e participantes, alunos espanhóis, polacos e portugueses falaram individualmente das suas expetativas e da experiência que para alguns foi e para outros está a ser fazer Erasmus. Embora relativo e pessoal, é possível afirmar que de forma geral o feedback de todos remete para a conclusão de que é uma experiência extremamente enriquecedora tanto para a formação académica, como para a formação pessoal, contudo há requisitos que são evidenciados e conselhos expostos.

Qualquer um pode fazer Erasmus, desde que a situação económica permita claro, mas não é o único fator a ponderar. É igualmente importante estar aberto a novas experiências, estar disposto a sair da zona de conforto e encarar a experiência com coragem e mente aberta.

E quando a ponderar é preciso ter atenção à universidade, aos planos de estudo, às unidades curriculares e ao alojamento. Quanto ao último é crucial programa-lo com antecedência. Janet Dias, do departamento de relações internacionais da instituição anfitriã, afirmou ainda que em licenciaturas de três anos, a melhor opção é fazer Erasmus no segundo ano e, independentemente do ano em que se faz, faze-lo no primeiro semestre seria o ideal, pois engloba a oportunidade de prolongamento da experiência por mais um semestre, se assim o desejarem.

Visado como um objetivo da "Sessão Erasmus +", a consciencialização da importância do Erasmus foi, assim, conseguida.