Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Reportagem - Divagações sobre o Estrangeiro

Evento que procurou desenvolver a temática em questão - o estranho/estrangeiro na contemporaneidade



Foi com o objetivo de criar um espaço de reflexão e debate a temas da atualidade que se desenvolveu uma parceria entre a Universidade Lusófona do Porto (ULP) e a Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação (FCAATI) e o Rivoli - Teatro Municipal do Porto -, com um ciclo de conferências anual nomeado de "Do Estranho".

É, então, que em prol da temática em questão - o estranho/ estrangeiro na contemporaneidade - que o Rivoli abriu as portas, uma vez mais, no dia 2 de outubro de 2018 a uma conferência de Isabel Babo, professora catedrática, diretora da FCAATI e reitora da ULP.

Ao longo da conferência, Isabel Babo expôs o Estrangeiro no espaço público como um elemento de proximidade e distância, sendo que a perceção da estranheza existente neste garante a (própria) diferença e a liberdade nas relações. Embora exista esta liberdade é visível uma falha na instauração de um espaço comum com o Estrangeiro, em relação ao distanciamento da linguagem, das convenções sociais e dos costumes.

Mais uma vez o objetivo de pensar a atualidade foi cumprido no Rivoli.