Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Estudos em Comunicação para o Desenvolvimento

A ULP apresentou o programa doutoral em Estudos em Comunicação para o Desenvolvimento



O progresso e o desenvolvimento são termos cada vez mais assíduos no domínio e nos mais diversos campos da comunicação. Com vista a acompanhar o atual panorama deste ramo, a Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação da ULP apresentou o programa Doutoral em Estudos em Comunicação para o Desenvolvimento.

A explanação deste ciclo de estudos centrou-se em dois momentos distintos. Numa primeira instância, a Reitora Isabel Babo delineou, juntamente com a Professora Doutora Maria José Brites, o perfil, os objetivos e os planos de estudo do doutoramento. As docentes começaram por dizer que este "visa responder a algumas questões da comunicação" e que o programa consta com o termo "desenvolvimento", uma vez que pretende conter um elemento diferenciador e destacar-se dos demais doutoramentos na área da comunicação de norte a sul do país. Além disso, acrescentaram ainda que este conceito tem muito que ver com a evolução dos meios e das populações, procurando, desta forma, incutir aos doutorandos "lógicas e estratégicas comunicacionais que favorecem o desenvolvimento".

Na segunda parte, foi tempo de dar voz a três debates que se debruçaram sobre três das variadíssimas temáticas que irão ser abordadas ao longo do período de estudos. O primeiro, que se centrou na Comunicação para o Desenvolvimento e Redes, constou com a presença do Professor Luís Loureiro, da Professora Vanessa Rodrigues e ainda da especialista Cássia Ayres. No seguinte, por intermédio do Professores Rui Pereira e Manuel Bogalheiro, discutiu-se a relevância da Comunicação Política para o Desenvolvimento. A cessar o período de apresentação e de discussão, foi a vez da Investigadora Carla Cerqueira e da Professora Célia Silva darem o seu contributo, debatendo sobre o papel das Mulheres na Comunicação para o Desenvolvimento.

Por Fábio Costa