Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Resumo: Sessão Solene Abertura Ano Letivo 2021/22

Cerimónia de abertura do ano letivo da Universidade Lusófona do Porto.



No passado dia 06 de outubro, pelas 11:30h, teve lugar na Sala Nobre da Universidade Lusófona do Porto a Sessão Solene de Abertura ao Ano Letivo 2021/2022.

Na Sessão estiveram presentes os mais honrosos membros da Universidade, entre os quais, a Professora Doutora Isabel Babo, reitora da Universidade, o Professor Doutor Manuel de Almeida Damásio, Administrador da Universidade, a Doutora Natália Pereira, Delegada do Administrador, a Professora Doutora Ana Vale Pereira, o Professor Doutor Nuno Correia dos Santos, Vice-Reitor, a Doutora Elisabete Kalina Samardjieva, provedora do Estudante, Diogo Barbosa, Presidente da Associação de Estudantes, estudantes e também alguns convidados, para além de todos aqueles que acompanharam a sessão via online.

O tema inaugural da conferência, apresentado pela Doutora Ana Vale Pereira, intitulado ¿Processos de Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior: Tendências, Desafios e Caminhos Possíveis¿, teve como objetivo a promoção na melhoria da abordagem de aprendizagem dos estudantes, elevar a qualidade de ensino, mais formação e internacionalização do ensino superior para que, desta forma, não haja razão para o abandono dos estudos, uma vez que a mudança cultural, de mentalidade e prática foram alguns entraves no processo ensino aprendizagem.

Para além deste, outros assuntos foram abordados, tais como, o valor do ensino presencial, relações interpessoais e a importância da reciprocidade.

O incentivo à mobilidade numa universidade europeia, a defesa da inclusão, a garantia de instituições acessíveis e uma aprendizagem ao longo da vida, foram alguns dos objetivos mencionados no quadro de referência no espaço europeu a serem realizadas até 2025. Foi criado o FAF, liderado pela Doutora Elisabete Pinto da Costa, que apela a uma universidade inclusiva que acolhe todos os estudantes.

Outro dos assuntos abordados foi a transição ecológica, cujo objetivo é integração de expectativas ambientais, que requer mudanças de comportamentos e reforço de competências. Para isso, a criação de um grupo de estudantes e docentes na mobilização do clima e formação para a sustentabilidade é fundamental.

Por fim, foram entregues os prémios de incentivo científico dos anos 2019/2020 e 2020/2021, pelo Professor Doutor Nuno Correia dos Santos.