Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Presente e Futuro da União Europeia

A União Europeia dos nossos dias, o seu papel e importância no futuro



O Presente e o Futuro da União Europeia são temas que merecem ser cada vez mais debatidos nos dias de hoje. A importância de a sociedade entender o papel e a relevância desta é de total emergência.

Assim, com vista a aprofundarem e a adquirirem novos saberes, os alunos de Estudos Europeus, Estudos Lusófonos e Relações Internacionais da Universidade Lusófona do Porto realizaram, na passada segunda-feira, uma aula aberta com o intuito de discutir sobre a UE dos nossos dias.

A sessão teve como palco a Sala de Atos da Universidade e contou com a presença dos convidados: Dr. Marinho e Pinto (ex-eurodeputado, advogado e jornalista de profissão) e do Dr. Ricardo Arroja (ex-candidato ao parlamento europeu e Especialista em Finanças, Banca e Seguros).

Inaugurada pelos Professores António Tavares (Regente da Unidade Curricular de Políticas da União Europeia) e Rui de Albuquerque (Sub-Diretor da Faculdade de Direito e Ciências Políticas), a aula durou pouco mais duas horas.

Desta forma, foi possível a comunidade presente escutar as opiniões e os conselhos dos dois convidados que, com um percurso profissional muito rico, contribuíram, significativamente, para a produção de novos conhecimentos. O Dr. Marinho e Pinho mencionou, por exemplo, que "os jovens devem ter uma palavra a dizer na definição de políticas".

Por sua vez, o Dr. Ricardo Arroja alertou que a falta de interesse deve ser combatida, isto porque "é na Europa onde está a nossa vida em sociedade" Aliado a isto, os dois palestrantes mostraram também os seus pontos de vista em torno de duas questões extremamente atuais: As migrações e o Brexit.

Por fim, ainda antes da moderadora Raquel Lopes (aluna do 2o ano do curso organizador) encerrar a sessão, houve ainda tempo para a comunidade académica levantar algumas questões.