Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Porto Ambiente e Lipor à conversa sobre os Resíduos

Resumo da terceira sessão inserida no Ciclo de Workshops em Engenharia do Ambiente



A Universidade Lusófona do Porto realizou a 3.ª sessão do Ciclo de Workshops em Engenharia do Ambiente - Da Formação à Prática Profissional - um projeto inteiramente online, que tem como propósito a aprendizagem, o debate e a partilha de ideias.

Nesta sessão pretendeu-se abordar os atuais desafios sobre a gestão de resíduos no Porto com vista ao cumprimento das metas nacionais. Falou-se sobre o contributo dos projetos em curso e sobre a resposta das instituições gestoras à atual situação, que impôs diferentes hábitos de vida e mobilidade aos portuenses.

Moderado pelo professor Sérgio Costa o evento contou com dois oradores.

Primeiramente Filipe Carneiro (gestor da Divisão de Apoio à Implementação de Projetos Operacionais da LIPOR) começou por dizer que "o País tem sofrido nos últimos anos, na gestão de resíduos, um impacto muito significativo."

Entre outros tópicos que elencou, o engenheiro falou sobretudo na importância das "boas práticas para que não se continue a sobrecarregar a recolha e o tratamento dos resíduos". E ao que parece, os portuenses têm colaborado da melhor forma.

Já Luís Assunção - (Administrador da Empresa Municipal de Ambiente do Porto | Porto Ambiente) começou por apresentar a forma como a empresa opera, mencionando que a recolha de resíduos está dividia em duas partes. "Apenas um tipo de recolha não se adapta à cidade, dado das especificidades", atirou.

Durante a sua oralidade, o administrador falou do sucesso que tem sido: "tem havido uma grande adesão", salientou - referindo-se ao aumento dos resíduos reciclados e à diminuição dos indiferenciados".

No final da sessão, houve tempo para comunidade académica levantar algumas questões.

Por Fábio Costa