Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Multiplex 2020 - 12 de junho

Mostra colectiva online - Videoarte, Cinema e Videomapping



A Universidade Lusófona do Porto realizou mais um webinar, desta vez dedicado ao segundo do dia do Multiplex.

O evento foi organizado pelos estudantes e professores de comunicação audiovisual e multimédia. Decorreu via zoom e teve como objetivo dar destaque e visibilidade a todos os trabalhos realizados pelos alunos finalistas do curso.

As apresentações que em anos anteriores decorreram no espaço Mira, este ano foram adaptadas para o espaço digital. Devido ao surto de COVID-19, tudo o que estava planeado no início do ano acabou por se alterar. "Todo os projetos tiveram de ser reinventados para serem exequíveis a partir de casa", sublinhou o Professor Rodrigo Carvalho.

A abrir a sessão os estudantes exibiram alguns projetos de vídeo mapping que por outras palavras consiste numa técnica de projeção de vídeo em objetos ou superfícies irregulares.

Numa segunda estância apresentaram vídeos inspirados nos filmes de Júlio Bressane. O cineasta brasileiro tinha encontrado marcado com os estudantes numa primeira fase do multiplex, mas por força da COVID-19 isso acabou por ser adiado.

Por fim, antes dos professores fazerem algumas apreciações, os estudantes exibiram mais duas curtas metragens.

Terminada a sessão, Catarina Ribeiro, em declarações ao noticias lusófona, falou da importância desta iniciativa.

"É muito importante para nós exibirmos o nosso trabalho e também é uma forma de nos exigirem que nós trabalhemos na máxima força e qualidade possível.", atirou.

Por Fábio Costa