Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Máquina Ctônica

Ciclo Rivoli/ULP 2020 - "Olhares da Terra"



O teatro Rivoli recebeu a primeira conferência do ciclo: "Olhares da Terra". Esta sessão, que marcou a inauguração de um novo programa, é o resultado da continuidade da parceria entre o Teatro Municipal do Porto e a Universidade Lusófona.

A sessão teve início as 18h30 e contou com a participação de Jonathan Saldanha - construtor sonoro e cénico, que aborda com o seu trabalho elementos de pré-linguagem, cristalização, animismo e eco.

A preceder o evento, a Reitora da Universidade Lusófona do Porto e o Professor Bragança Miranda começaram por tecer rasgados elogios a toda a equipa e staff do teatro pelo o trabalho que têm vindo a desenvolver.

Terminados os agradecimentos, foi tempo do professor Manuel Bogalheiro tomar a palavra e chamar a palco o primeiro convidado do "Olhares da Terra".

Durante sensivelmente 1:30h, Jonathan falou de todo o processo desenvolvido em torno da peça "Poço". Segundo ele, o que fez foi "mostrar um método de trabalho" dando a conhecer alguns lugares que percorreu e que de certa forma despoletaram o seu interesse em consumar um filme.

Por meio de imagens e ficheiros audiovisuais, o construtor cénico foi exibindo alguns tuneis por onde passou, tanto na cidade do Porto como em Nova York, que o ajudaram a pensar e a realizar a peça, ainda que, inicialmente "não tenha procurado nada".

Em suma, e tal como Professor Manuel Bogalheiro referiu no final da apresentação, o que este artista fez "foi dar pistas de leitura, sobre o processo de como conceber uma peça".

Por Fábio Costa