Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Ligações e Discussões: Como e onde captar novos clientes?

Resumo do webinar que abordou os desafios para a Hotelaria e Alojamento Local no contexto atual



No dia 20 de maio realizou-se mais uma sessão do ciclo Ligações e Discussões - projeto online que tem proporcionado momentos de aprendizagem temática à comunidade da Universidade Lusófona do Porto. O convidado foi Luís Pestana Mourão, docente na pós-graduação em Gestão Hoteleira da ULP, que veio refletir sobre as áreas de Turismo e Hotelaria num período pós-pandemia Covid-19.

A moderadora da sessão, Maria Isabel Marques, diretora da licenciatura em Turismo e Gestão de Empresas Turísticas da ULP, começou por apresentar o orador e o seu percurso profissional.

Luís Pestana Mourão iniciou a sua exposição com uma reflexão sobre o desenvolvimento da pandemia Covid-19 na Europa e no Mundo e a consequente influência nas áreas do Turismo e da Hotelaria.

Segundo o orador, Portugal será um dos países onde a percentagem de decréscimo de Turismo se fará sentir significativamente, sendo esta dependente da procura interna e da procura externa. Neste sentido, admitiu que o nível de procura só será retomado, possivelmente, em 2021.

Acompanhado de representações gráficas, Luís Pestana Mourão fez um retrato breve do Turismo e Hotelaria antes da crise provocada pelo novo coronavírus, destacando que a perspetiva nacional estava numa crescente positiva.

Face a isto, enumerou algumas alterações previstas a ser aplicadas após a pandemia, realçando a importância da sensação de segurança e de adaptações dos próprios espaços turísticos e hoteleiros. Para além disso, chamou a atenção para a mudança comportamental do turista, este que se tornará mais exigente na escolha dos seus Destinos.

A sessão encerrou com a partilha de ideias com os presentes e com o aviso das próximas sessões do ciclo Ligações e Discussões, a realizarem-se até dia 28 de maio.

Por diana Fonseca