Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Reportagem: Gestão e tratamento de Águas Residuais

Assista ao resumo da visita técnica online à ETAR de Febros



A Universidade Lusófona do Porto tem trazido à sua comunidade, em época de pandemia Covid-19, a continuação de eventos e conferências em formato online.

No passado dia 13 de maio, quarta-feira, deu-se lugar à 2.ª sessão do Ciclo de Workshops em Engenharia do Ambiente - Da Formação à Prática Profissional. Esta debruçou-se sobre a gestão e tratamento de águas residuais, através de um visita técnica via web à ETAR de Febros, localizada em Vila Nova de Gaia.

André Moreira, técnico de operação da ETAR de Febros e estudante do 2.º ano da licenciatura em Engenharia do Ambiente na ULP, foi o orador convidado para abordar a questão. Desta forma, fez um enquadramento sobre o que era uma estação de tratamento de águas residuais e que tipo de águas eram lá tratadas. De seguida, explicou ilustrativamente as várias etapas que compõe o processo de tratamento, apoiando-se também em dados como os valores limites de emissão na descarga e como os da produção de resíduos no ano de 2019.

Concluiu a sua exposição com a possibilidade de um plano de melhoramento na ETAR de Febros, incluindo aqui a produção de energia.

O moderador desta sessão, professor Rui Boaventura, especializado na área, levantou, posteriormente, algumas questões ao orador, abrindo espaço para o diálogo entre os presentes. Entre a partilha de ideias mencionou-se a adaptação da ETAR de Febros à situação da pandemia ¿ alteração de turnos e uso de máscaras, foram as principais medidas.

No encerrar da reunião online, ficou a promessa de realizar-se com brevidade uma outra sessão deste Ciclo de Workshops em Engenharia do Ambiente, relembrando a 1a sessão, onde o professor Sérgio Costa se pronunciou sobre o empreendorismo na área.

Por Diana Fonseca