Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Exercício Físico na Gravidez

Resumo do evento que decorreu no âmbito do Ciclo de Seminários em Exercício e Saúde



A Universidade Lusófona do Porto está a promover, na altura complicada que se vive, um Ciclo de Seminários em Exercício e Saúde, de forma a refletir como o exercício tem um papel fulcral na saúde.

As sessões têm decorrido online e desta vez a oradora convidada foi a Prof.ª Doutora Ana Silva do Centro de Investigação em Estudos da Criança, que veio falar das práticas físicas durante a gestação.

Iniciou a sua exposição ao indicar as alterações físicas e emocionais que a mulher sofre ao longo da gravidez, entre elas o ganho de peso gestacional - este que muitas vezes está acima do recomendado e pode gerar problemas de saúde para a mamã e para o feto.

A oradora explicitou as várias práticas físicas que a mulher grávida pode exercer, lembrando que a intensidade das aulas é adaptada a cada caso específico, devendo existir sempre acompanhamento médico.

Para a Dra. Ana Silva, as caminhadas e a natação são as melhores atividades para o período de gestação, ao contário da equitação e da atividade física em altitude superior a 1800 metros.

Além disso,revelou as situações que devem interromper de imediato o exercício físico, desde as hemorragias, à perda de líquido amniótico e fraqueza muscular.

Relacionado a tudo isto, a Dra. Ana Silva reforçou que os cuidados com a alimentação são muito importantes, essencialmente a ingestão de água - "deve-se evitar a desidratação", comentou.

A sessão encerrou-se com respostas às questões colocadas pelos presentes.

Por Diana Fonseca