Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Corpos de Bombeiros

Profissionalização dos serviços operacionais mínimos e os estudos de caso da fusão de duas entidades



Ocorreu no Salão Nobre da Universidade Lusófona do Porto uma sessão de debate cujo tema foi A Profissionalização dos Serviços Operacionais Mínimos e os Estudos de Caso da Fusão de Duas Entidades, por Pedro Louro, Comandante do Corpo de Bombeiros do Concelho de Espinho.

Artur Costa, docente da instituição, realizou a abertura do evento, onde saudou os presentes e realçou que na Lusófona do Porto há uma linha formativa de ligação à Proteção Civil, importante para a inovação do setor e qualificação de recursos.

De seguida, Pedro Louro subiu ao palco e apresentou um projeto de base académica. O orador fez um levantamento de problemas relacionados com a organização dos corpos de bombeiros, esta que visivelmente tem tido várias vulnerabilidades. Ao longo da sessão mencionou ainda outras questões, desde o voluntariado de bombeiros à necessidade de uma profissionalização de mais pessoas na área.

Face à realidade internacional e nacional, Pedro Louro partilhou um estudo de caso de fusão de entidades de corpos de bombeiros no Concelho de Espinho - explicou como dois quartéis se juntaram e resolveram problemáticas económicas e de recursos. Foi desta maneira que o Comandante do Corpo de Bombeiros do Concelho de Espinho defendeu um novo modelo de organização - uma entidade de bombeiros por cada município - aplicado a todo o país. O evento terminou com trocas de ideias entre o orador e o público presente.

Por Diana Fonseca