Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Ramificações: Inaugurating the "Cinematic Turn": Passages de L'image

Resumo do evento que decorreu no âmbito do Ciclo "Ramificações: espaço de comunicação e arte".



No dia 3 de novembro a Universidade Lusófona do Porto realizou um debate, via zoom, organizado pelo Prof. Doutor André Carita, inserido no ciclo de debates "ramificações do espaço de comunicação e arte".

A palestra teve como oradora Erika Balson de Londres, uma artista dedicada às artes, ao cinema, a crítica radicada e ainda a estudos direcionados ao cinema. Destaque para a presença de vários convidados internacionais, docentes e estudantes da instituição. O evento dedicou-se à exposição de ideias e criação de debate relativamente à arte contemporânea, ao repensar do cinema, da arte e da relação entre eles.

Como tema principal tivemos a abordagem da imagem em movimento e do centro que se dedicou à criação de uma exposição inteiramente ligada a imagens reproduzíveis mecânica e eletronicamente e baseando-se na pesquisa de arquivos, e exploração de "Passagens" que marcaram uma virada fundamental tanto na exibição de imagens em movimento na galeria, quanto na reconfiguração da relação entre arte e cinema que ocorreu durante os últimos 30 anos, delineando assim um campo de investigação que seria adotado internacionalmente ao longo da década de 1990.