Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Qualifica 2018 - Feira de educação, formação, juventude e emprego

Contribuir para uma sociedade mais consciente e autónoma



O mote da Qualifica 2018 "Love the Planet", traduz a preocupação pela sustentabilidade do nosso planeta e a necessidade de inserir este tema na educação dos jovens. A Qualifica pretendeu contribuir para uma sociedade mais consciente e autónoma permitindo que o publico mais jovem adote comportamentos em relação à comida e sua vida na comunidade mais saudáveis e sustentáveis transformando as rotinas mais fáceis, agradáveis e ecológicas. Como forma de incentivo, a organização da feira promoveu um concurso destinado a alunos dos ensinos secundário e superior, propondo-lhes a realização de um pequeno vídeo alusivo ao tema, alertando para a necessidade da sustentabilidade ambiental como forma de preservamos o planeta. Concorreram dezenas de trabalhos, e destes foram selecionados seis vídeos. Os grandes vencedores foram anunciados no dia 4, último dia da feira.

São cada vez mais os alunos que procuram uma formação superior além-fronteiras, não só pela qualidade intrínseca de alguns estabelecimentos de ensino, mas até pela perspectiva de um alargar de horizontes. O Canadá, que está no topo dos índices de educação da OCDE, é o país convidado deste ano, estando presentes representantes de seis das principais universidades daquele país norte-americano. Mas também a vizinha Espanha se irá fazer representar através da Universidade Nebrija, de Madrid, uma das maiores faculdades espanholas, com cerca de seis mil estudantes, com uma oferta que abarca quase todos os cursos. Paragem mais distante, mas com uma atractividade muito especial, a República Checa também marcará presença na Qualifica através da Universidade de Marasyk. Para além das universidades internacionais referidas, estarão presentes na Qualifica as principais faculdades públicas nacionais, como a Universidade de Coimbra, Universidade de Évora e Universidade de Lisboa, os Institutos Politécnicos do Porto, Leiria, Guarda, Coimbra, Viana, Bragança, Viseu e Castelo Branco e, entre estas instituições, também a Universidade Lusófona do Porto.

O certame propõe aos jovens do terceiro ciclo, ensino secundário e superior o contacto com oportunidades para estudar no estrangeiro, conhecer a oferta das universidades e politécnicos, participar em jogos, concursos, assistir a desfiles, entre outras atividades. A nível internacional, destaque para o Canadá, país convidado desta edição, que está no topo dos índices de educação da OCDE e que se fez representar através de seis das suas principais universidades.

"Este ano, assumimos uma presença mais diversificada na área do ensino superior, do ensino politécnico e da formação profissional. Temos um leque muito variado de organismos que nos apresentam as perspetivas de futuro para os jovens, dirigidas a profissões ditas mais clássicas e a profissões das novas tendências", explicou Oriana Noronha, diretora da Qualifica, em declarações ao site oficial da Câmara Municipal do Porto.