Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Orfeu Bertomali - A Ciência das Alterações Climáticas

Resumo da sessão que decorreu no âmbito do Ciclo de Conferências - Olhares da Terra



No passado dia 11 de fevereiro deu-se continuação ao ciclo de conferências Olhares da Terra, colaboração do Teatro Rivoli com a Universidade Lusófona do Porto. O professor e físico Orfeu Bertolami veio ao pequeno auditório do Rivoli abordar a ciência das alterações climáticas.

Bertolami começou a sua palestra por mencionar as disfuncionalidades dos sistemas políticos, económicos e sociais e como estas são contribuintes dos problemas de cariz ambiental e climático, discutidos pela comunidade científica.

Para o orador, produzir riqueza através da natureza pressupõe sempre destruir esta última, logo a atividade humana é a destibilizadora do sistema natural.

Ao longo da sua apresentação, o professor convidado quantificou as questões climáticas, expressando ainda a necessidade de não recair sobre filosofias e literaturas que são vendidas sobre o tema. Além disso, apresentou vários estudos e perspetivas sobre o futuro do planeta Terra que posteriormente levaram ao debate com o público presente.

A conferência terminou com a promessa de uma próxima sessão do ciclo (com data a determinar).

Por Diana Fonseca