Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

MKT DAYS na Universidade Lusófona do Porto - o último dia

Diferentes áreas da atuação: o marketing e da comunicação de várias empresas em diálogo



Os ULP MKT DAYS da Universidade Lusófona do Porto chegaram ao fim no passado dia 21 de novembro. Com o objetivo de colocar as diferentes áreas da atuação o marketing e da comunicação de várias empresas em diálogo, os alunos do terceiro ano de Ciências da Comunicação organizaram o evento promovendo várias conferências ao longo dos 3 dias do evento.

O dia dividiu-se por vários diálogos com representantes de empresas de todos os setores, como é o caso de Sílvia Braga, diretora da Rádio Nova Era, Maria João Pereira, diretora de marketing e comunicação da Cerveja Quinas e Joana Brandão, manager na JB Comunicação, que vieram apresentar as estratégias de marketing e publicidade das suas empresas.

Sílvia Braga e Joana Brandão trabalham em áreas muito semelhantes e dedicam grande parte do seu tempo à organização de eventos e festivais, embora a manager admita fazer um trabalho mais de assessoria.

"Temos um trabalho parecido e andamos quase sempre no mesmo meio, já há muitos anos!", admitem.

Por outro lado, Maria João Pereira tem uma experiência mais recente e no mundo da cerveja, mas afirma que "os objetivos estão bem definidos: queremos ser a 3a grande marca de cerveja portuguesa!"

As convidadas partilharam com a plateia alguns dos segredos que fazem as suas empresas andar para a frente. Se por um lado a organização de festivais requer muita promoção, que tem custos e depende muito de parcerias, por outro, a cerveja "não tendo parcerias com festivais (ainda) tem que vender, e para vender são precisas estratégias muito bem definidas e muito foco!"

Na segunda parte do último dia dos ULP MKT DAYS, a Lusófona contou ainda com a presença das marcas LAS KASAS, Castelbel e Lemon Jelly com um intuito de abordar o tema do "Sustentável"

Os finalistas de Ciências da Comunicação, juntamente com a Professora Ana Mestre, organizaram a totalidade do evento que os ocupou durante 3 semanas consecutivas. Diana Resende, uma das alunas organizadoras, está muito feliz com a experiência e refere ainda que "saber como contactar cada marca e a forma com estas trabalham foi um passo para saber como funciona a 'vida real' do mundo do trabalho.". Confessa que foi um evento que a ajudou bastante "a perceber como se organiza um evento e como conseguimos contactar as marcas de forma rápida. Aprendemos imenso com este evento, desde o lançamento de novos produtos, ao posicionamento das empresas no mercado."

Assim, chegaram ao fim os MKT DAYS com a promessa de voltarem para o ano, com mais e novas caras.

Por Renata Andrade