Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Mensagem da Reitora da ULP

Deseja-se a toda a comunidade académica a continuação de um ano de trabalho bem sucedido.



Em época festiva, e num ano letivo em que a atividade académica integra as mudanças que as respostas à crise pandémica têm vindo a desencadear, expressamos uma mensagem de ânimo e paz aos Estudantes, Docentes e Colaboradores da Universidade Lusófona do Porto (ULP), incitando a que as relações de ensino e aprendizagem, em modo remoto ou presencial, sejam cultivadas e engrandecidas.

As relações pedagógicas e de investigação constituem a matriz da universidade e hoje, cada vez mais, incorporam o digital, compondo uma ecologia multiforme própria do tempo presente, que não descura o valor inestimável das relações aqui e agora. A ULP empenha-se em assegurar as melhores condições possíveis para o exercício das atividades letivas presenciais em segurança, a par do ensino remoto, e apela a que todos se sintam implicados e responsabilizados neste esforço conjunto para garantir a confiança coletiva e o sucesso académico.

No sentido de estimular a experimentação de práticas inovadoras de ensino e aprendizagem, a ULP iniciou sessões de Formação para Docentes e um Laboratório de Aprendizagem para Estudantes, fomentando a adoção de práticas pedagógicas adaptadas às mudanças e exigências do mundo atual. Nessa medida, incentivamos os docentes e os estudantes a aderirem a essa formação, cujo objetivo central é valorizar práticas de ciência e ensino superior e desenvolver competências para o futuro. A universidade, que abarca o passado, a sua memória e a sua história, abrange em potência, em teoria e em prática os desafios do conhecimento e das sociedades futuras.

Deseja-se a toda a comunidade académica a continuação de um ano de trabalho bem sucedido.

Isabel Babo
Reitora da Universidade Lusófona do Porto