Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Universidade Lusófona - Dois Centros Universitários

Nova designação da Universidade Lusófona e integração da Universidade Lusófona do Porto.



É com o maior prazer que vimos por este meio informar toda a comunidade académica que por despacho de Sua Excelência a Senhora Ministra da Ciência e do Ensino Superior datado de 15/09 de 2022 (Despacho n.º 11138/2022), acaba de ser autorizada a alteração de designação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, que passa a ter a designação de "Universidade Lusófona"; bem como a integração da existente "Universidade Lusófona do Porto", nesta instituição.

Com este processo de integração, aquela que já era a maior Universidade Privada Portuguesa cresce para uma população de mais de 15 mil alunos e 2 mil docentes e investigadores distribuídos pelos dois centros Universitários em Lisboa e no Porto. A Universidade Lusófona passa a oferecer mais de 150 cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento acreditados pela A3ES, já possui o seu sistema interno de garantia da qualidade acreditado por esta instituição, e é uma das poucas instituições de ensino superior em Portugal que lidera uma das novas "Universidades Europeias" promovidas e financiadas pela União Europeia.

A Universidade que resulta desta integração, passa a ser a Universidade Portuguesa que oferece maior número de mestrados Europeus "Erasmus Mundus", para além de acolher diversas unidades de investigação financiadas pela FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia, e estar ativamente envolvida nos programas europeus de I&D, nomeadamente no programa Horizon. O processo de integração da Universidade Lusófona do Porto na Universidade Lusófona, vem contribuir decisivamente para o reordenamento do sub-sistema de ensino superior particular e cooperativo em Portugal e reforçar globalmente a competitividade do nosso sistema de ensino superior.

Para todos os discentes, docentes, investigadores e colaboradores da Universidade Lusófona, este processo representa o criar de mais oportunidades de desenvolvimento e novas possibilidades de colaboração. Para a nossa instituição este é um passo decisivo em ordem ao reforço da nossa competitividade e potencial de desenvolvimento e afirmação no contexto nacional e internacional. Neste momento decisivo de continuação do desenvolvimento do nosso projeto educativo, continuamos como sempre a esperar de todos o mesmo empenho e entusiasmo que nos permitiu vencer tantos desafios e obstáculos no passado e que nos irá continuar a garantir o sucesso no futuro. A aventura continua!

Universidade Lusófona
Dois centros Universitários¿ um mundo!