Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

A Formação dos Quadros de Comando dos Corpos de Bombeiros

Reportagem da conferência no âmbito do Ciclo de Debates Tecnologia e Sociedade Edição 2017/2018



É no âmbito do VIII ciclo de Debates "Tecnologia e Sociedade" que se sucede no dia 13 de abril o evento em questão que tem como objetivo debater a temática da formação dos quadros de Comando dos Corpos de Bombeiros e conta com a presença de José Ferreira, o Presidente da Escola Nacional de Bombeiros.

As formações são extremamente importantes em qualquer profissão, mas tendo em conta a conjuntura portuguesa do ano passado, onde a competência e a eficácia dos Quadros de Comando dos Corpos de Bombeiros foram muitas vezes postas em causa, o orador afirma a importância da temática em debate.

A formação diferencia-se de instrução, sendo que esta dirige-se aos quadros de comando, pois tem a ver com as questões das manobras, das táticas e das estratégias. A liderança é importante para a eficácia dos Bombeiros e é tendo em conta esta constatação que ele abordou com bastante relevância a "formação". Uma boa liderança passa, também, por características assentes na inteligência social e na boa orientação.

Tendo em conta que nos encontramos num sistema de fragilidades, José Ferreira afirmou que há, então, necessidade de outras disciplinas, tendo entrado recentemente um novo paradigma ¿ exercício de funções na gestão de operações dependente das respetivas competências com avaliação de desempenho de dois em dois anos.