Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Estudantes da ULP dão vida a 18 quadros da Artista Ana Aragão

O Curso Videojogos e Aplicações Multimédia anima obras da artista com recurso à Realidade Aumentada.



A Licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia da Universidade Lusófona do Porto, participou no processo de criação de quadros interativos da Exposição de Ana Aragão, com recurso à utilização de algumas das ferramentas adquiridas em contexto académico, nomeadamente na área de Realidade Aumentada. No projeto estiveram envolvidos 3 estudantes finalistas, que contaram com a coordenação do professor Doutor João Alves de Sousa no âmbito do estágio final da licenciatura em Videojogos e Aplicações Multimédia.

A exposição intitulada de "No Plan for Japan" é composta por seis coleções, e pretende mostrar aos visitantes uma perspetiva desengonçada sobre uma viagem ao Japão, com a falta de coerência causada por interrupções inesperadas, viagens canceladas e algumas mudanças de planos.

Os estudantes serviram-se da tecnologia de Realidade Aumentada para dar vida às 18 peças da exposição, dando a possibilidade aos visitantes de conhecer um pouco mais das obras da artista, bem como o contexto em que foram produzidas.

A experiência foi tão trabalhosa como enriquecedora, permitindo aos estudantes envolvidos criar um tipo de conteúdo com cada vez mais relevância nesta era digital, adquirindo ferramentas que potenciam as suas capacidades e nível de preparação para a entrada no mercado de trabalho.

A exposição está patente até dia 13 de fevereiro de 2022, no Museu do Oriente, em Lisboa.

Website da Exposição