Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Estamos Prontos! - 25 de março - e-Learning

Algumas informações essenciais para a correta operacionalização das atividades



Agora que já iniciámos as nossas aulas em ensino a distância, vimos por este meio enviar algumas informações essenciais para a correta operacionalização destas atividades:

1) Registo de participação e assiduidade - Durante o período de aplicação do regime de ensino a distância a assiduidade não pode ser considerada como critério para efeitos de avaliação. No entanto, os alunos serão avaliados pelos docentes de acordo com o grau de participação dos alunos nestas atividades.

2) Avaliação - Durante o período de aplicação de ensino a distância poderão ser conduzidas avaliações a distância, desde que a natureza das mesmas se adeque a este tipo de ambiente de ensino (ex.º submissão de recensão crítica via Moodle com discussão oral da mesma via Colibri/Zoom). Independentemente disso, a avaliação presencial, seja em regime de avaliação contínua, seja em regime de exame, deverá continuar a representar pelo menos 50% do peso de avaliação da nota final, exceto nos casos em que a FUC da UC já definisse um regime de avaliação inteiramente ou maioritariamente a distância. Consulta aqui o Despacho Reitoral nº13/2020 que define os procedimentos de avaliação a aplicar.

3) Realização de provas académicas - De acordo com o Despacho Conjunto nº16/2020 durante este período as provas públicas passam a ser realizadas em regime a distância.

4) Reorganização do calendário académico - Em ordem a recuperar o período de pausa letiva que decorreu entre os dias 10 a 24 de março, só haverá lugar a interrupção das atividades letivas no período pascal, entre os dias 9 e 13 de abril inclusive. Em ordem a recuperar as atividades letivas de natureza prática e laboratorial ou quaisquer outras atividades não passíveis de serem conduzidas em regime de ensino a distância, já foi publicado o Despacho Conjunto nº15/2020 que determina a realização de um semestre de verão a decorrer nos meses de junho e julho se necessário na 1ª quinzena de setembro, nomeadamente por forma a permitir a realização de avaliações do 2º semestre do ano letivo 2019/20.

5) Aulas síncronas Portal Click - O Portal Click disponibiliza várias ferramentas para a realização de formação síncrona e assíncrona. Para acederes às tuas aulas acede ao Moodle e clica no link que lá encontras.

6) Dificuldades técnicas e operacionais - A Universidade está a enveredar todos os esforços para garantir que as atividades de ensino a distância decorrerão da melhor forma durante esta Pandemia que tanto nos perturba. Conscientes de que a transição para um ambiente completamente digital de ensino coloca exigências e dificuldades acrescidas, a Universidade coloca à disposição de todos os alunos um centro de apoio para os apoiar nesta transição, cujos contatos podes encontrar no fim desta mensagem.

Email: click@ulusofona.pt
Telefone: 217 515 500
Whatsapp: 963 640 100