Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

E. Commerce: a XIII Semana do Comércio

Reportagem do evento com o objetivo de analisar a interligação do comércio com as diversas áreas



Inaugurada no dia 7 de maio na Casa do Infante, na Rua da Alfandega, a XIII a Semana do Comércio dotou como principal objetivo analisar a interligação do comércio com outras áreas. O evento foi organizado pelos alunos do 12º ano, da Escola de Comércio do Porto (ECP), cuja a diretora é Ana Mestre, doutorada em Estudos de Comunicação para o Desenvolvimento e docente da Universidade Lusófona do Porto.

Ainda antes de os palestrantes convidados tomarem a palavra no dia da inauguração, foi realçada a importância da internacionalização e a relevância do ensino profissional, assim como o poder sociocultural que este acarreta.

Contou-se com presença de vários oradores, estando entre estes Nuno Miller, da Sonae e Pedro Duarte, da Microsoft, que apresentaram palestras enquadradas no tema desta edição - os desafios do digital.

Enquadrar o comércio e o digital no mesmo panorama é uma boa aposta e tendo em conta que o país está a vivenciar uma fase onde a economia parece prosperar e tendo em conta que esta dita empregabilidade, é possível afirmar que estamos numa boa altura para quem cria ou quer criar, para além de que o Porto é uma cidade cheia de oportunidades.

Portanto, o processo de Digitalização do "Comércio" pode passar por 4 processos: pelo serviço, onde não há subscrição e não compra como acontece com a Netflix e o Spotify, pelo produto em si, pelos processos internos e pela "costumer journey". As redes sociais também são boas na digitalização.

Também como parte integrante da Semana do Comércio, concretizaram-se dentro do projeto atiTUde e intituladas de "Oporto City of Commerce, três rotas: "Commerce with History", "Commerce in Arts and Crafts" e "New Commerce Concepts". A primeira passa pela Livraria Lello, a Árcadia e o Café Guarany, como por exemplo. A segunda pela "Porto Guitarra" e pela "A Loja de Tábuas, entre outros. Por fim, a terceira, entre os demais locais, passa pela "Copo D¿Uva" e pelo "Restaurante Oficina".