Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Docente Lusófona premiado com Manby Prize 2022

André Rodrigues destacou-se nas áreas de TIC, Sistemas de Informação Geográfica e Modelação.



Na cerimônia realizada no dia 14 de outubro, em Londres, a Institution of Civil Engineers (ICE) premiou os 57 melhores artigos científicos e projetos de investigação publicados em suas revistas científicas que são consideradas de qualidade excecional e de um grande contributo para a comunidade de engenharia.

Na ocasião, o professor André Filipe Branco Rodrigues da Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto - recebeu o "Manby Prize 2022", pelo melhor artigo de tecnologias de informação e comunicação, sistemas de informação geográfica ou modelação do setor.

O trabalho premiado tem sua génese em um projeto de licenciatura em Engenharia de Proteção Civil, intitulado "Wildfire risk management in the District of Vila Real (Portugal)", onde foram tratados dados com base em sistemas de informação geográfica que permitiram determinar o risco de incêndio rural, a prioridade de vigilância nas zonas de maior risco de incêndio rural e o tempo de deslocação dos bombeiros na sua própria área de atuação no distrito de Vila Real.

Para o professor André Rodrigues, além da visibilidade que um prémio de reconhecimento internacional traz à licenciatura em Engenharia de Proteção Civil e à Universidade Lusófona, outro benefício são os contactos com engenheiros de outras universidades.

"Numa fase inicial, realizaremos uma reunião à distância para apurar possíveis colaborações no ensino e na investigação, para proporcionar mais conhecimento e mais oportunidades no sentido de promover cada vez mais a internacionalização do curso e da própria Universidade Lusófona", explica. A título de exemplo, foram estabelecidos contatos com representantes da Universidade do Sul da Austrália (UNISA) e da Universidade de Oxford.