Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Atribuição do Título de Doutor Honoris Causa a Edgar Morin

Sessão de atribuição do título de Doutor Honoris Causa ao sociólogo francês, Edgar Morin



Decorreu no Salão Nobre da Universidade Lusófona do Porto a sessão de atribuição do título de Doutor Honoris Causa ao sociólogo francês, Edgar Morin.

O evento iniciou-se por volta das 11 horas da manhã com um cortejo académico, onde participaram os docentes da instituição e o próprio Morin, acompanhado da sua esposa. Seguidamente, no salão, receberam-se os convidados com um momento instrumental de piano e violino.

A reitora da ULP, prof. Dra. Isabel Babo, discursou brevemente sobre a atribuição do título a Edgar Morin, onde destacou a importância do pensamento e do conhecimento deste homem para enriquecer a comunidade e as próprias universidades portuguesas.

"Temos entre nós um pensador que faz repensar-nos como instituição de ensino e saber", proferiu Dr. Manuel Damásio, administrador da Lusófona do Porto, que mencionou ainda como a obra vasta de Morin vislumbrava a urgência de trabalhar em prol de uma sociedade melhor.

Posteriormente, deu-se a alocução do Dr. Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Direção do Conselho Metropolitano do Porto, que relacionou o trabalho de Edgar Morin com o densenvolvimento da região norte do país. Referiu em vários momentos como as epistemologias pluridisciplinares do sociólogo estavam em plena atualidade e como estas eram uma forma de fragmentar e estruturar o caos que abrange os novos tempos.

Pelo seu lado, Dra. Maria José Brites realizou a leitura da proposta de Doutoramento Honoris Causa, destacando a honra de atribuir o título a um homem como Edgar Morin, este que marca pelo seu trabalho complexo e pelos seus saberes em várias áreas das Ciências Sociais. A docente concluiu o seu discurso enaltecendo a inspiração de Morin para compreender o mundo, as crenças, as ideologias e a organização social.

Coube ao padrinho académico, Dr. José Bragança Miranda, o elogio do novo Doutor. Iniciou a sua exposição realçando a voz e a paixão que se encontravam por detrás de cada linha da obra de Morin e destacou ainda a multiplicidade de abordagens e interesses que faziam do sociólogo um autor com uma nuance no seu pensamento face aos problemas contemporâneos.

Foi após o longo elogio que se deu o emocionante momento de atribuição do grau de Doutor Honoris Causa e das respetivas insígnias a Edgar Morin. O sociólogo fez o seu discurso onde espalhou vários agradecimentos e anotou algumas noções sobre a atualidade da comunicação e da organização (social) e da respetiva implicação cultural.

O evento encerrou com um breve momento musical por parte do grupo coral da Universidade Lusófona do Porto e com um caloroso aplauso por parte dos presentes que, de seguida, fizeram questão de cumprimentar o recém doutorado em Comunicação para o Desenvolvimento.

Por Diana Fonseca