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Universidade Lusófona do Porto

Prevenção do Crime e da Vitimação

Curso

Psicologia da Justiça: Vítimas de Crime

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP1960-15329

Disciplinas complementares recomendadas

- Teorias do crime

- Planeamento, Avaliação e Implementação de Programas de Prevenção

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

 

1. O crime como um problema social:

a) Medidas do crime e da vitimação;

b) Os custos do crime e da vitimação

2. Evolução histórica da prevenção do crime

3. Prevenção: conceitos e tipologias

4. Prevenção do crime desenvolvimental:

a) Fatores de risco e fatores protetores

5. Prevenção do crime situacional

a) Fatores de risco e fatores protetores

6. Modelos e Programas de prevenção

a) Observação in loco de Programas de Prevenção

7. O papel dos meios de comunicação social na prevenção do crime

8. A ciência da prevenção: o que funciona, o que não funciona, os desafios da intervenção e da investigação

9. Abordagens contemporâneas na prevenção do crime e da vitimação

Objetivos

 

Esta UC visa promover a aquisição de conhecimentos e competências no domínio da prevenção do crime e da vitimação, dando a conhecer a dimensão do crime e da vitimação, os seus custos para as vítimas e para a sociedade, a sua evolução histórica, o seu conceito e as tipologias que a definem; procura abordar a prevenção do ponto de vista desenvolvimental e situacional; identificar teorias e modelos de prevenção e apresentar alguns dos desafios inerentes à prevenção. Pretende ainda fomentar a discussão acerca de novas abordagens no domínio da prevenção do crime e da vitimação.

 

Metodologias de ensino e avaliação

A metodologia de ensino corresponde a uma combinação dos métodos expositivo, reflexivo, enfatizando-se a participação ativa da turma. A avaliação da UC é contínua em regime presencial (para efeitos de justificação de faltas, consultar Artº13 do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona do Porto) e será composta por:

1. Componente prática: a) Portfólio de campo elaborado em grupo (20%) com cariz reflexivo e crítico; b) Apresentação e discussão oral individual (20%);

2. Componente teórica: c) Teste escrito (60%).

Toda a avaliação é levada a cabo nos termos do Regulamento supracitado. Os alunos que reprovarem à avaliação contínua podem responder no exame apenas à componente (i.e. teórica ou prática) em que obtiveram anteriormente uma classificação negativa, isto é, em que obtiveram menos de 9.5 valores, conservando a classificação positiva (pelo menos 9.5 valores) obtida na outra componente. A aprovação à UC, implica necessariamente aprovação a ambas as componentes.

Bibliografia principal

Farrington, D. & Welsh, B.C. (2005). Evidence-Based Crime Prevention: Conclusions and Directions for a Safer Society. Canadian Journal of Criminology and Criminal Justice/Revue canadienne de criminologie et de justice penale. April/avril: 337-354.

Lab, Steven P. (2014). Crime Prevention, approaches, practices, an evaluation. USA: Elsevier.

Welsh, B., C. & Farrington, D. P. (Eds.) (2007). Preventing crime: what works for children, offender, victims and places. NY: Springer.

Welsh, B., C. & Farrington, D. P. (Eds.) (2012). The Oxford Handbook of crime Prevention. NY: Oxford University Press.

Mihalic, S. F. & Irwin, K. (2003). Blueprints for violence prevention. From research to real-world settings ¿ Factor influencing the successful replication of model programs. Youth Violence and Juvenile Justice, 1, 307-329.

United Nations (2010). Handbook on the crime prevention guidelines, making them work. New York: United Nations Publication.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Andreia de Paiva Ribeiro de Moura                  

Segundas, 10:30h às 11:30h

Sala de Investigação em Psicologia / Sala de Professores