Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Planeamento, Avaliação e Implementação de Programas de Prevenção

Curso

Psicologia da Justiça: Vítimas de Crime

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP1960-15332

Disciplinas complementares recomendadas

- Teorias do crime

- Prevenção do Crime

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

 

1. Programas de prevenção: principais características, conceitos teóricos e critérios de sucesso

2. Exemplos de boas práticas nacionais e internacionais em diferentes domínios da prevenção da vitimação e revitimação

3. A relevância social de programas de prevenção

4. Planeamento e conceção de programas de prevenção
4.1 Modelo lógico de planeamento de programas de prevenção
4.1.1 Missão do programa
4.1.2 Recursos: recursos humanos, financeiros, organizacionais, da comunidade
4.1.3 Objetivos gerais e específicos
4.1.4 Atividades
4.1.5 Cronograma
4.1.6 Resultados
4.1.7 Indicadores
4.1.8 Medidas (número de participantes, conhecimentos e competências alcançados,
mudança de atitudes, mudança de comportamentos)
4.1.9 Sustentabilidade
4.1.10 Avaliação
5. Avaliação e Monitorização de programas de prevenção
5.1. Avaliação do impacto a nível do objetivo geral, eficiência, eficácia das atividades,
relevância para o público-alvo, e sustentabilidade
 

Objetivos

 

Esta UC visa dotar os alunos para a elaboração de um projeto de um programa de prevenção colocando em prática os conhecimentos anteriormente adquiridos na UV Prevenção do Crime e da vitimação, bem como dos elementos teóricos também presentes nesta UC e que se focalizam essencialmente no planeamento e conceção de programas de prevenção. Esta UC visa também colocar os alunos em contacto com exemplos de programas que se revelaram boas práticas nacionais e internacionais neste domínio.

Metodologias de ensino e avaliação

A metodologia de ensino corresponde a uma combinação dos métodos expositivo, reflexivo, enfatizando-se a participação ativa da turma. A avaliação da UC é contínua em regime presencial (para efeitos de justificação de faltas, consultar Artº13 do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona do Porto) e será composta por:

1. Componente prática: a) Elaboração de um Programa de Prevenção em grupo (30%); b) Apresentação e discussão oral individual (20%);

2. Componente teórica: c) Teste escrito (50%).

Toda a avaliação é levada a cabo nos termos do Regulamento supracitado. Os alunos que reprovarem à avaliação contínua podem responder no exame apenas à componente (i.e. teórica ou prática) em que obtiveram anteriormente uma classificação negativa, isto é, em que obtiveram menos de 9.5 valores, conservando a classificação positiva (pelo menos 9.5 valores) obtida na outra componente. A aprovação à UC, implica necessariamente aprovação a ambas as componentes.

Bibliografia principal

Carvalhosa, S., Domingos, A. & Sequeira, C. (2010). Modelo lógico de um programa de intervenção comunitária - GerAcções. Análise Psicológica,28 (3), 479-490.

Doll, L.S, Bonzo, S.E, Mercy, J.A, & Sleet, D.A. (2007) Handbook of injury and violence prevention: New York, NY: Springer Science.

Kaplan, S. A., & Garrett, K. E. (2005). The use of logic models by community-based initiatives. Evaluation and Program Planning, 28, 167-172.

Laverack, G., & Labonte, R. (2000). A planning framework for community empowerment goals within health promotion. Health Policy and Planning, 15(3), 255- 262.

NOAA (2004). Logic model development. South Carolina: Author.

Trickett, E. J. (2009). Multilevel community-based culturally situated interventions and community impact: An ecological perspective. American Journal of Community Psychology, 43, 257-266.

W. K. Kellogg Foundation. (2001). Logic model development guide. Battle Creek, MI: Author.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Andreia de Paiva Ribeiro de Moura                        

Segundas, das 10:30h às 11:30h

Sala de Investigação em Psicologia / Sala de Professores