Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Métodos de Investigação Científica e Análise de Dados II

Curso

Psicologia da Justiça: Vítimas de Crime

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

150 | 60

Código

ULP1960-14571

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Modalidade de Ensino

Face-a-face

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. O processo de investigação nos métodos qualitativos: Pressupostos, procedimentos e aspetos éticos ¿ sistematização
2. Background das metodologias qualitativas em psicologia
3. A recolha de dados na análise qualitativa
4. A análise qualitativa de dados
¿ Análise de contéudo
¿ Análise temática
¿ Grounded theory
¿ Análise do discurso e psicologia discursiva
¿ Análise conversacional
¿ Análise Foucaudiana do Discurso
¿ Fenomenologia
¿ Análise fenomenológica interpretativa (AFI)
¿ Análise narrativa
5. A escrita qualitativa

Parte Prática - QSR Nvivo 10: Software de análise qualitativa de dados
1. Principais funcionalidades e potencialidades
2. Utilização do software em diferentes abordagens de análise qualitativa
3. Aprofundamento e maximização das ferramentas do programa
4. Implementação prática de um estudo qualitativo: metodologia/técnica de análise, análise de dados, redacção de resultados.

Objetivos

Esta UC integra 2 objetivos fundamentais:
Promover conhecimentos acerca diferentes metodologias de análise de dados qualitativos, identificando especificidades e contextos de aplicação;
Proporcionar aos alunos o ensaio de um conjunto de competências básicas de planeamento, execução, análise crítica e divulgação dos resultados de investigações de natureza qualitativa.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No final desta UC, os alunos deverão ser capazes de:
Conhecer as características e propriedades da metodologia de investigação qualitativa;
Conhecer e saber utilizar um software de análise qualitativa;
Conhecer técnicas de análise qualitativa de dados, identificando especificidades, potencialidades e constrangimentos;
Realizar análises qualitativas de dados recorrendo a diferentes técnicas;
Conhecer os pressupostos subjacentes à validação de estudos qualitativos;
Conhecer as diretrizes para a redação de estudos qualitativos;
Adotar os princípios éticos inerentes ao processo de investigação nos métodos qualitativos.

Metodologias de ensino e avaliação

Metodologias: Exposição oral dos conteúdos teóricos com recurso a materiais audiovisuais; realização de exercícios individuais e de grupo para aplicação de conhecimentos; treino de competências práticas; trabalhos de pesquisa; leitura e análise de artigos científicos.
A avaliação é contínua com exame final, sendo constituída por um conjunto plural de instrumentos de avaliação: duas provas escritas (30% cada uma) e entrega de um trabalho em grupo (40%) - elaboração de um estudo qualitativo, redigido sob o formato de artigo científico (acompanhado pelo ficheiro Nvivo)
Os estudantes terão de ter uma nota mínima de 8 valores em cada instrumentos de avaliação.

Bibliografia principal

Denzin, N. & Lincoln, Y. (2000) (Eds.), Handbook of qualitative research. Thousand Oaks: Sage.
Forrester, M. (2010). Doing qualitative research in psychology. A Practical Guide. London: Sage.
Frost, N., (2011). Qualitative research methods in psychology. Combining core approaches. UK: McGraw Hill.
Howitt, D. (2016). Introduction to qualitative research methods in psychology (third edition). London: Pearson.
Smith, J. A. (2003). Qualitative Psychology. A Practical Guide to Research Methods. London: Sage Publications.