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Universidade Lusófona do Porto

Métodos de Investigação Científica e Análise de Dados I

Curso

Psicologia da Justiça: Vítimas de Crime

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP1960-14570

Disciplinas complementares recomendadas

Estatísticas e Métodos Quantitativos do 1º Ciclo

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Descrição dos conteúdos

1. Breve sistematização das especificidades epistemológicas, metodológicas e éticas da investigação quantitativa em psicologia

2. Adaptação e validação de instrumentos

3. Análise de dados, redacção, interpretação e discussão de resultados

3.1. Estatística descritiva e exploratória

3.2. Estatística inferencial

3.3. Estatísticas paramétricas e não paramétricas

3.4. Poder estatístico e magnitude do efeito

3.5. Análises de associação e correlação

3.6. Comparação Univariada e Multivariada de grupos

3.7. Análises de regressão simples, múltipla e hierárquica

Objetivos

A UC tem como objectivo relembrar e consolidar os conhecimentos adquiridos no 1º Ciclo de Estudos em Psicologia em matéria de análise de dados, e ensinar os estudantes a realizar, interpretar e redigir resultados de análises avançadas, designadamente análises multivariadas.   

Metodologias de ensino e avaliação

A avaliação inclui 2 elementos: 1) a realização de um trabalho de grupo desenvolvido ao longo das aulas (40%) e a realização de um exame (60%). As datas da entrega do trabalho e do exame serão indicadas no início do ano lectivo. A avaliação das componentes teórica e prática são independentes e necessitam de aprovação a ambas, ou seja a obtenção de uma avaliação não inferior a 9,5 valores. No caso de reprovação, os elementos de avaliação com avaliação não inferior a 9.5 são congelados e transitam para a ponderação da classificação em exame de recurso. A melhoria de classificação é efectuada através da realização de exame que abarca a totalidade dos conteúdos programáticos. Para efeitos de frequência, assiduidade e justificação de faltas, os/as estudantes devem consultar os artigos 11º e 13º do Regulamento.

Bibliografia principal

Almeida, L. S. & Freire, T. (2008). Metodologia de Investigação em Psicologia e Educação. Braga: Psiquilíbrios

Field, A. (2013). Discovering Statistics Using SPSS (4ª ed). London: Sage.

Howell, D. (2009). Statistical methods for Psychology (7th ed.). Belmont, CA: Wadsworth Publishing

Maroco, J. (2011). Análise estatística com o SPSS Statistics (5ª ed). Pero Pinheiro. Rolo & Filhos

Martin, W. E. & Bridgmon, K. D. (2012). Quantitative and Statistical Research Methods: From Hypothesis to Results. San Francisco, CA: John Wiley and Sons

Martins, C. (2011). Manual de Análise de Dados Quantitativos com recurso ao IBM SPSS: Saber decidir, fazer, interpretar e redigir. Braga: Psiquilibrios.

Tabachnick, B. G., & Fidell, L. S. (2007). Using multivariate statistics. (5th ed.) Boston: Allyn and Bacon

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