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Universidade Lusófona do Porto

Métodos de Investigação Científica e Análise de Dados I

Curso

Psicologia da Justiça: Vítimas de Crime

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

150 | 60

Código

ULP1960-14570

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Modalidade de Ensino

Face-a-face

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Breve sistematização das especificidades epistemológicas, metodológicas e éticas da investigação quantitativa em psicologia
2. Adaptação e validação de instrumentos
3. Análise de dados, redacção, interpretação e discussão de resultados
3.1. Estatística descritiva e exploratória
3.2. Estatística inferencial
3.3. Estatísticas paramétricas e não paramétricas
3.4. Poder estatístico e magnitude do efeito
3.5. Análises de associação e correlação
3.6. Comparação Univariada e Multivariada de grupos
3.7. Análises de regressão simples, múltipla e hierárquica

Objetivos

A UC tem como objectivo relembrar e consolidar os conhecimentos adquiridos no 1º Ciclo de Estudos em Psicologia em matéria de análise de dados, e ensinar os estudantes a realizar, interpretar e redigir resultados de análises avançadas, designadamente análises multivariadas.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

No final desta UC, os estudantes deverão se capazes de:
- elaborar objetivos e hipóteses de investigação e definir e operacionalizar adequadamente as variáveis em estudo
- seleccionar, desenvolver ou adaptar instrumentos adequados aos construtos que pretendem medir
- seleccionar e utilizar métodos de análise de dados, utilizando o SPSS, adequados à natureza das hipóteses e variáveis
- realizar análises descritivas e exploratórias de dados e representá-los graficamente
- realizar análises inferenciais e interpretar, apresentar e discutir os seus resultados
- analisar a estrutura factorial de instrumentos através de procedimentos exploratórios e/ou confirmatórios
- elaborar um projecto de investigação concretizável e que possam vir a articular com a dissertação a realizar no 2º ano deste 2º ciclo.

Metodologias de ensino e avaliação

O ensino desta UC é fundamentalmente teórico-prático e prático, focalizado na aquisição de competências de metodologia e análise de dados quantitativos. As técnicas e análises de dados serão treinadas no contexto de aula, com base na realização de exercícios (com recurso ao software SPSS), acompanhados de um relatório breve. A UC funciona em modalidade de avaliação contínua (implica 75% de assiduidade) e inclui: a realização das actividades práticas e realização de relatórios breves (30%) (em grupo); teste escrito (40%) (individual); e relatório final (30%; em grupo). A classificação em cada uma das componentes de avaliação contínua não poderá ser inferior a 8 valores. Os estudantes que não têm aproveitamento na avaliação contínua terão acesso a Exame Final escrito (ponderação de 100%; inclui componente prática de interpretação de outputs e redacção de resultados)

Bibliografia principal

Almeida, L. S. & Freire, T. (2008). Metodologia de Investigação em Psicologia e Educação. Braga: Psiquilíbrios
Field, A. (2013). Discovering Statistics Using SPSS (4ª ed). London: Sage.
Howell, D. (2009). Statistical methods for Psychology (7th ed.). Belmont, CA: Wadsworth Publishing
Maroco, J. (2011). Análise estatística com o SPSS Statistics (5ª ed). Pero Pinheiro. Rolo & Filhos
Martin, W. E. & Bridgmon, K. D. (2012). Quantitative and Statistical Research Methods: From Hypothesis to Results. San Francisco, CA: John Wiley and Sons
Martins, C. (2011). Manual de Análise de Dados Quantitativos com recurso ao IBM SPSS: Saber decidir, fazer, interpretar e redigir. Braga: Psiquilibrios.
Tabachnick, B. G., & Fidell, L. S. (2007). Using multivariate statistics. (5th ed.) Boston: Allyn and Bacon