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Universidade Lusófona do Porto

Ética, Deontologia e Prática em Psicologia da Justiça

Curso

Psicologia da Justiça: Vítimas de Crime

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP1960-15327

Disciplinas complementares recomendadas

Prevenc¿a¿o do Crime e da Vitimac¿a¿o

Intervenc¿a¿o com Vi¿timas I

Teorias do Crime

Vitimologia

Me¿todos de Investigac¿a¿o Cienti¿fica e Ana¿lise de Dados I

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

CP1. Enquadramento da Psicologia da Justiça

CP2. Revisão conceptual e especificidades da Psicologia Forense

2.1. Objeto de estudo e de intervenção

2.2. Distinção entre Psicologia Forense/Psicologia Clínica

2.3. Características do processo de avaliação psicológica forense

2.4. Principais problemas técnicos da avaliação psicológica forense

CP3. Orientações especificas dos códigos de ética e deontologia

CP4. Ética aplicada aos contextos da Psicologia da Justiça

4.1. Relevância da ética no contexto da Psicologia da Justiça/Psicologia forense 

4.2. Principais dilemas éticos na atuação do psicólogo

4.2.1. Competência científica e profissional 

4.2.2. Privacidade e confidencialidade 

4.2.3. Relações humanas

4.2.4. Recolha de informação

4.2.5. Avaliação

4.2.6. Registo documentação/informação

4.2.7. Intervenção psicológica 

4.2.8. O psicólogo como perito forense em Tribunal

4.3. Modelo de tomada de decisão ética: Aplicação a casos práticos no contexto da PJ

 

Objetivos

OA1: Desenvolver conhecimentos acerca do enquadramento concetual e das especificidades inerentes à prática no domínio da Psicologia da Justiça.

OA2: Desenvolver competências avançadas e aplicadas de reflexão sobre sobre os conceitos de Ética e Deontologia, em geral, e no âmbito da Psicologia da Justiça, em particular. 

OA3: Aplicar e integrar os conhecimentos dos códigos de ética e deontologia  nacionais e internacionais de referência na conceptualização de casos específicos. 

OA4: Refletir criticamente sobre as questões éticas no domínio concreto da Psicologia da Justiça.

Metodologias de ensino e avaliação

Os conteúdos programáticos serão lecionados através de diferentes métodos, designadamente exposição oral com apoio de materiais audiovisuais (ME1); diálogo interativo (ME2); análise e discussão de casos/relatórios periciais (ME3); Feedback por pares (ME4) e pelo docente (ME5). A avaliação é contínua e consiste numa prova escrita (60%); e um trabalho prático em grupo, que consiste na realização de tarefas, em contexto de aula (exercicios práticos: 30%; apresentação oral individual: 5%; defesa individual: 5%). A média final ponderada dos elementos de avaliação terá de ser igual ou superior a 10 para aprovação na UC. Os alunos que não obtenham aprovação poderão submeter-se a um exame na época de recurso, mas apenas no caso de terem comparecido a pelo menos um dos momentos de avaliação. O exame de recurso versará toda a matéria lecionada, no entanto, os alunos que reprovarem à avaliação contínua poderão responder apenas à componente teórica, caso tenham obtido aprovação na parte prática. 

Bibliografia principal

Almeida, L. S. (1994). Necessidade de parâmetros deontológicos na avaliação psicológica. Psychologica, 11, 57-67.

Código Deontológico da American Psychological Association. Disponível em http://www.apa.org/ethics/code/index.aspx

Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Disponível em https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/cod_deontologico#.UCJ2Gk1mTzM

Machado, C. & Gonçalves, R. A. (2011). Avaliação psicológica forense: Características, problemas técnicos e questões éticas. In M. Matos, R. A. Gonçalves, & C. Machado, Manual de psicologia forense: Contextos, práticas e desafios (pp. 15-29). Braga: Psiquilíbrios Edições.

Michaels, M. (2006). Ethical Considerations in Writing Psychological Assessment Reports. Journal of Clinical Psychology, Vol. 62(1), 47¿58. 

Shane S. Bush, Mary A. Connell, and Robert L. Denney (2006). Ethical Practice in  Forensic  Psychology: A Systematic Model  for Decision Making. Washington: American Psychological Association.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

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Sala

Andreia Machado

Terças-feiras das 9h às 10h