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Universidade Lusófona do Porto

Dissertação em Psicologia da Justiça: Vítimas de Crime

Curso

Psicologia da Justiça: Vítimas de Crime

Grau|Semestres|ECTS

| Anual | 18

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Código

ULP1960-15335

Disciplinas complementares recomendadas

Métodos de Investigação em Psicologia (1º CE Psicologia), ou equivalente

Estatística I e II (1º CE Psicologia), ou equivalente

Metodologia de Investigação Quantitativa (1º CE Psicologia), ou equivalente

Metodologia de Investigação Qualitativa (1º CE Psicologia), ou equivalente

Laboratório de Competências de Investigação (1º CE Psicologia), ou equivalente

Métodos de Investigação Científica e Análise de Dados I e II (2º CE Psicologia), ou equivalente

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

  1. Escrita científica
    1. Normas APA, citações e referências, plágio e formatação geral do relatório da dissertação
  2. Preparação de um projeto-dissertação
    1. Escolha do tema, questão de investigação e revisão do estado da arte
    2. Método: participantes, tamanho e tipo de amostra, procedimentos de recolha de dados, métodos de recolha de dados, métodos de fidelidade e validade dos dados recolhidos desenho metodológico, questões éticas e deontológicas
  3. Preparação para a defesa do projeto-dissertação
  4. Discussão dos resultados da defesa do projeto-dissertação
  5. Análise, interpretação e redação dos resultados
  6. Redação da discussão
  7. Limitações e conclusões: implicações teóricas e práticas do estudo
  8. Reflexão dos conteúdos aprendidos; revisões e apoio à conclusão do relatório final da dissertação

Objetivos

O objetivo desta UC é dotar os estudantes de competências avançadas para o planeamento e execução da investigação científica no âmbito da Dissertação de mestrado. Pretende-se que os estudantes desenvolvam, com acompanhamento tutorial, o plano de trabalhos que sustenta a elaboração da sua investigação (e.g., revisão da literatura, definição dos objetivos, hipóteses e questões de investigação, seleção das medidas, procedimentos). Esta UC permite, ainda, aos estudantes receber feedback por parte de dois docentes do CE (examinadores independentes) e dos docentes da UC, que discutirão a apresentação oral do Projeto. O feedback decorrente dos examinadores independentes permitirá aos estudantes refletir cientificamente e metodologicamente no sentido de reformular/aperfeiçoar o plano de trabalhos. Pretende-se, igualmente, proporcionar aos estudantes o contacto com temáticas aprofundadas de investigação em Psicologia da Justiça. 

Metodologias de ensino e avaliação

A UC tem uma metodologia tutorial e pretende auxiliar os estudantes a desenvolver um projeto de dissertação. O Projeto-Dissertação consiste num projeto/plano de investigação com vista ao planeamento e execução do estudo empírico no âmbito da Dissertação de mestrado. Contempla a elaboração de um relatório científico e a sua apresentação oral. Ao projeto é atribuída uma classificação quantitativa (0-20), bem como no seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A prossecução dos trabalhos de dissertação está dependente de avaliação positiva do projeto (classificação igual ou superior a dez valores), que terá uma ponderação de 20% na classificação final da defesa pública da dissertação de mestrado. Nos projetos em que a avaliação positiva não se verifique, os estudantes terão oportunidade de reformular os seus projetos, sendo que os mesmos serão alvo de nova avaliação para aferir se reúnem as condições mínimas para avançar para a investigação de mestrado.

Bibliografia principal

  • American Psychological Association (2009). Publication manual of the American Psychological Association (6ª ed). Washington: American Psychological Association.
  • Field, A. (2013). Discovering statistics using SPSS (4rd Ed.). London: Sage.
  • Katz, M. J. (2009). From research to manuscript: A guide to scientific writing. New York: Springer.
  • Martin, W. E. & Bridgmon, K. D. (2012). Quantitative and statistical research methods: From hypothesis to results. San Francisco, CA: Wiley.
  • McBride, D. (2016). The process of research in psychology. London: Sage.
  • Silverman, D. (2013). Doing qualitative research: A practical handbook (4th Ed.). Los Angeles: Sage.
  • * Biblografia específica ao tema da dissertação de cada estudante.

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