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Universidade Lusófona do Porto

Dissertação em Psicologia da Justiça: Vítimas de Crime

Curso

Psicologia da Justiça: Vítimas de Crime

Grau|Semestres|ECTS

Mestrado | Anual | 18

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

2 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

504 | 105

Código

ULP1960-15335

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Modalidade de Ensino

Face-a-face

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Esta UC decorre num formato misto, conciliando sessões de orientação da dissertação (45 horas de orientação tutorial) e seminários de investigação (45 horas de seminário) em torno de temáticas avançadas da investigação em psicologia da justiça.?As sessões de orientação tutorial da dissertação têm uma duração de 3 horas e decorrem com uma periodicidade quinzenal. Nessas sessões, cada orientador reunirá com o respetivo grupo de mestrandos, fazendo o acompanhamento da definição do projeto de investigação, nomeadamente: da revisão da literatura e da produção empírica que a acompanha; das questões de investigação e das metodologias mais adequadas para dar resposta às mesmas; da seleção dos materiais, procedimentos e recolha de dados; da análise dos dados e da discussão dos resultados.Em paralelo decorrerão seminários em que investigadores externos à ULP serão convidados a apresentar e discutir as metodologias e resultados das investigações em que se especializaram.

Objetivos

O objetivo desta UC é a apoiar e acompanhar os estudantes na concretização do projeto de investigação que resultará na sua dissertação final. Pretende-se que os estudantes desenvolvam, com acompanhamento tutorial, uma parte substancial do plano de trabalhos que sustenta a elaboração da sua investigação, incluindo: realização da revisão da literatura; definição do objeto de estudo; seleção e aplicação das metodologias de investigação mais adequadas para responder às questões avançadas; realização do estudo empírico; reflexão e interpretação dos seus resultados; redação da dissertação, em conformidade com os requisitos de um trabalho científico. Um outro objectivo desta UC é proporcionar aos estudantes o contacto com temáticas aprofundadas de investigação em psicologia da justiça, através da organização de seminários com investigadores séniores nestas áreas, que lhes permitam desenvolver competências sólidas de reflexão crítica em torno de temáticas avançadas de investigação.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Que os estudantes desenvolvam competências de investigação. Especificamente, que sejam capazes de proceder a revisões da literatura, definir um objeto de estudo, elaborar objetivos e/ou questões de investigação, selecionar e aplicar as metodologias de investigação mais adequadas para responder às questões avançadas ou atingir o objetivo definido, implementar um estudo empírico, analisar os dados, refletir e interpretar os resultados e redigir a dissertação (em conformidade com os requisitos de um trabalho científico). Por fim, desenvolvam competências sólidas de reflexão crítica em torno de temáticas avançadas de investigação na área do mestrado.

Metodologias de ensino e avaliação

A metodologia de ensino será tutorial, garantindo o acompanhamento dos trabalhos dos alunos ao longo do ano em pequenos grupos de discussão. Nas aulas tutoriais cada estudante terá espaço para trabalhar na elaboração do seu trabalho com base no acompanhamento do seu orientador. Paralelamente, os estudantes partilharão os seus trabalhos, as suas dúvidas e dificuldades entre si. Pretende-se assim que, partindo da reflexão em torno de questões específicas a cada projeto de dissertação, todos os estudantes beneficiem da reflexão em torno das questões transversais à elaboração de um trabalho de investigação. Os seminários temáticos permitirão aos estudantes aprofundar conhecimentos avançados de investigação na área da justiça, que além de aplicáveis ao seu trabalho presente, serão transversais e transferíveis para outros projetos futuros de investigação.
A avaliação desta unidade curricular será a avaliação resultante da apresentação e defesa da dissertação de mestrado.

Bibliografia principal

American Psychological Association (2009). Publication Manual of the American Psychological Association (6a ed). Washington: American Psychological Association?
Katz, M. J. (2009). From research to manuscript: A guide to scientific writing. New York: Springer.
Nicol, A. A., & Pexman, P. M. (2010). Presenting your findings: A practical guide for creating tables. Washington, DC: American Psychological Association.
Leong, F. T. L. & Austin, J. T. (1996). The psychology research handbook. Thousand Oaks: Sage Publications.
McQueen, R. A. & Knussen, C. (1999). Research Methods in Psychology. A Practical Introduction. Hertfordshire: Prentice Hall Europe.?
Nicol, A. A., & Pexman, P. M. (2010). Displaying your findings: A practical guide for creating figures, posters, and presentations. Washington, DC: American Psychological Association.
Nota: A bibliografia contemplará ainda referências específicas às dissertações desenvolvidas pelos estudantes.