Estágio em Psicologia Clínica e da Saúde
Curso
Psicologia Clínica e da Saúde (ULP)
Grau|Semestres|ECTS
Mestrado | Anual | 42
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
2 |Obrigatório |Português
Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)
1050 | 560
Código
ULP785-14572
Disciplinas complementares recomendadas
Não aplicável
Modalidade de Ensino
Face-a-face
Precedências
Não
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Os tópicos das sessões serão:
Apresentação do regulamento do estágio
Definição das funções do estagiário, ética e deontologia
Integração na instituição de estágio
Caracterização das etapas do estágio ¿ Observação, observação participante e prática supervisionada
Elaboração do plano de estágio
Elaboração dos planeamentos de atividades e formulações de caso
Apresentação de atividades e casos práticos e articulação com conhecimentos teóricos e estado da arte
Reflexão sobre aplicação, limitações e potencialidades da avaliação e intervenção, em articulação com os conteúdos abordados naformação prévia
Elaboração do Relatório de Estágio
Objetivos
São objectivos desta UC o desenvolvimento de competências de observação e identificação das especificidades dos contextos e dos papéis em que se desenvolvem atividades da psicologia clínica e da saúde, com base na observação da prática dos profissionais que orientam o estágio, bem como na supervisão pelos docentes da instituição de ensino. Pretende-se que, após um período inicial de observação, os estudantes exercitem, sob supervisão, as principais tarefas do/a psicólogo/a em contextos da clínica e da saúde e que sejam proactivos na reflexão e apresentação de novas propostas, para alcançar os objetivos da instituição e dar resposta às necessidades do seu público-alvo. De modo a fundamentar a sua prática e a aprendizagem que desta decorre o/a estagiário/a deverá ainda articular os conhecimentos adquiridos ao longo da formação e aprofunda-los, através da adequada revisão de literatura, aplicando-os aos desafios da intervenção e do seu planeamento.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
-Promover competências de observação e identificação das especificidades dos contextos, avaliação das necessidades e reflexão em torno das competências para a prática da psicologia clínica e da saúde
-Promover as competências de comunicação e estabelecimento da relação inerentes à intervenção e ao trabalho em equipa multidisciplinar
-Desenvolver a articulação entre os conhecimentos teóricos e as competências práticas
-Promover o reconhecimento da relevância da investigação e revisão de literatura para o contínuo aperfeiçoamento das práticas profissionais
-Promover a identificação e compreensão de alvos e objetivos de avaliação e de diagnóstico e integração da informação para o planeamento da intervenção
-Desenvolver competências de identificação e aplicação dos métodos e instrumentos de avaliação e das estratégias de intervenção, ajustadas às problemáticas identificadas
-Promover a reflexão ética e análise crítica da eficácia da intervenção
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias assentam em duas componentes: observação e prática supervisionada com orientação do/a psicólogo dainstituição de acolhimento (500h); reuniões de discussão e reflexão em formato de grupo com colegas de estágio e docente supervisor da ULP, em função das áreas específicas de intervenção (60h). Os estudantes são divididos pelos docentes em função da experiência profissional dos últimos.A classificação resulta da média das seguintes componentes: prática, atribuída pelo/a supervisor/a de estágio, considerando a avaliação fundamentada, qualitativa e quantitativa, do/a orientador/a no local de estágio (de acordo com grelha fornecida pela ULP); (ii) supervisão, atribuída pelo/a docente supervisor/a, com base nas propostas e na análise crítica das atividades de estágio, na reflexão crítica e na proposta de relatório de estágio; e (iii) relatório final de estágio (escrita e apresentação/discussão).
O estudante não pode ter nota inferior a 10 valores em nenhuma das componentes.
Bibliografia principal
Francis, R. (2004). Ética para psicólogos. Lisboa: Instituto Piaget.
Maruish, M. (2004). The use of psychological testing for treatment planning and outcomes assessment: Instruments for adults. London: Lawrence Erlbaum Associates.
Michie, S., & Abraham, C. (2004). Health psychology in practice. Wiley-Blackwell.
Norcross, J. (2002). Psychotherapy relationships that work: Therapist contributions and responsiveness to patients. Oxford University Press.
Soares, I. (2000). Psicopatologia do desenvolvimento: Trajectórias (in)adaptativas ao longo da vida. Coimbra:Quarteto.
Safran, J. D., & Muran, J. C. (2000). Negotiating the therapeutic alliance: A relational treatment guide. Guilford Press.
Sutton. S., Baum, A.S., & Johnston, M. (2004). The SAGE handbook of health psychology. London: SAGE Publications.
Weiz, J., & Kazdin, A. (2010). Evidence-Based psychotherapies for children and adolescents, Second Edition. The Guilford Press.