Apresentação do Curso
O Mestrado em Proteção Civil da Universidade Lusófona do Porto pretende formar profissionais com elevado conhecimento científico e técnico, contribuir para um setor "Proteção Civil" altamente qualificado nas diversas áreas de atuação, públicas ou privadas, e nos diferentes níveis territoriais, jurisdicionais ou políticos.
O Mestrado em Proteção Civil é uma formação especializada de alto nível nas áreas fundamentais da atividade do setor, nomeadamente:
- Avaliação e gestão do risco;
- Cartografia de risco;
- Planeamento de emergência e do território;
- Projeto, certificação e peritagem em proteção civil;
- Segurança contra incêndios em edifícios (SCIE);
- Prevenção e combate de incêndios florestais;
- Ferramentas e tecnologias avançadas.
Este ciclo de estudos está ancorado numa visão transversal, multidisciplinar e integradora, alicerçada na investigação, desenvolvimento e inovação, equilibrada entre o conhecimento científico e o saber prático especializado, dando aos diplomados uma capacidade operativa, aliada ao conhecimento científico, essenciais à tomada de decisão em contextos complexos.
Despacho do curso
Despacho n.º 6923/2017, de 9 de agosto
Estado de acreditação pela A3ES
Acreditado - Deliberação da A3ES
Data de publicação da decisão
25/06/2017
Registo
R/A-Cr 83/2017
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Mestre |4 Semestres |120 ECTS
Direção do Curso
Prof. Doutor António Leça Coelho
Sub-direção de Curso
Mestre André Filipe Branco Rodrigues
Requisitos de Graduação
Ter concluido um total de 120 ECTS
Objetivos
O Mestrado em Proteção Civil da Universidade Lusófona do Porto tem como objetivo central a formação especializada diferenciadora, complementando as formações tradicionais existentes no mercado, com base nos seguintes pressupostos:
- Importância fulcral da investigação e desenvolvimento científico e dos processos associado;
- Excelência técnica e científica do conhecimento transmitido;
- Aplicabilidade prática dos conteúdos programáticos, com treino efetivo da sua utilização;
- Abrangência e coerência do conhecimento transmitido e sua utilidade concreta para um espetro alargado de organizações e profissionais, com foco especial nas que se relacionam com o planeamento e a gestão da prevenção e de emergência, no projeto, na fiscalização, na auditoria e na peritagem no âmbito da Proteção Civil e Segurança.
O objetivo fundamental é a preparação académica de recursos humanos com formação de alto nível e capacidade para rentabilizar prontamente as suas competências no âmbito das organizações ou enquanto profissionais independentes.
Destinatários
O Mestrado em Proteção Civil da Universidade Lusófona do Porto destina-se a todos os profissionais/quadros técnicos e decisores da área da proteção civil, públicas ou privadas, nos diferentes níveis territoriais, jurisdicionais ou políticos, nomeadamente:
- Decisores políticos com responsabilidades no âmbito do Planeamento e da Proteção Civil;
- Responsáveis e quadros técnicos dos Agentes de Proteção Civil (municipais ¿ gabinetes municipais e serviços (GMPC/SMPC), regionais e nacionais);
- Responsáveis e quadros técnicos de gabinetes de planeamento e ordenamento do território;
- Coordenadores operacionais municipais de Proteção Civil (COM).
- Responsáveis e quadros técnicos de gabinetes técnicos florestais (GTF);
- Elementos de comando de corpos de bombeiros;
- Docentes e formadores nas áreas da Proteção Civil e Segurança.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
Para além das competências transversais previstas no no 1, do Arto 15, do DL 115/2013 e da compreensão plena das suas responsabilidades enquanto profissional especializado, o diplomado fica dotado de competências avançadas para, com autonomia:
1. Realizar todas as componentes da avaliação e gestão de risco em proteção civil, incluindo a investigação, definição, justificação e comunicação de medidas de mitigação de vulnerabilidades.
2. Compreender, justificar e saber elaborar planos de proteção civil, ligando-os aos demais instrumentos de planeamento do território.
3. Executar projetos de proteção civil em diferentes domínios, incluindo de segurança contra incêndios.
Para além disso, o diplomado deve dominar as tecnologias indispensáveis ao exercício efetivo das suas competências, evidenciar conhecimento sobre as principais linhas de investigação e desenvolvimento na sua área de formação e possuir competências específicas para realizar investigação autónoma nos correspondentes domínios.
Áreas Científicas
Engenharia e técnicas afins