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Universidade Lusófona do Porto

Mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital

Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação

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Apresentação do Curso

O mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital - MILCitizen centra-se nas questões prementes da sociedade mediatizada sobre as literacias digitais, críticas, transversais, sob o ponto de vista mediático, mas também cívico, tanto mais que atualmente as questões da cidadania estão inegavelmente ligadas à educação para os media.
Tendo por base uma visão Humanista do campo e seguindo as diretrizes da UNESCO sobre a Media and Information Literacy/Literacia dos Media e da Informação (MIL), este ciclo de estudos foi concebido para melhorar e especializar as competências de profissionais na área MIL, criar novas competências profissionais acerca dos diversos temas contemplados no plano de estudos e ainda permitir adquirir competências para ingressar na via de investigação. Para esse efeito, este curso prevê as modalidades de Projeto, Estágio ou Dissertação.

Área científica predominante do ciclo de estudos: Ciências da Comunicação (321)
Segunda área fundamental: Ciências da Educação (142)

Despacho do curso

Despacho n.º 10032/2019, de 5 de novembro

Estado de acreditação pela A3ES

Acreditado - Deliberação da A3ES

Data de publicação da decisão

05/09/2019

Registo

https://dre.pt/home/-/dre/125883661/details/maximized

Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS

Mestre |2 Semestres |120 ECTS

Direção do Curso

Maria José Brites

Sub-direção de Curso

Elisabete Pinto da Costa

Secretariado

Gisela Ribeiro

Requisitos de Graduação

Ter concluido um total de 120 ECTS

Objetivos

O MILCitizen tem como objetivo formar profissionais competentes na área da educação para os media, cruzando a área das Ciências da Comunicação com a Educação, sempre em articulação com o exercício da cidadania digital, com ligação aos processos críticos, à cidadania e à criatividade, em áreas de intervenção fundamentais na Europa e da sociedade global atuais.
Este mestrado visa dar resposta a uma necessidade de formar ao longo da vida na área da MIL, carência identificada por diversas identidades públicas nacionais e internacionais.
Pretende-se também proporcionar aos estudantes uma prática científica e profissional qualificada e especializada na comunicação focada na educação (crítica) para os media e potenciadora de práticas promotoras de literacias cívico-mediáticas.

Destinatários

As 15 vagas do mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital - MILCitizen destinam-se, em especial, a licenciados das Ciências da Comunicação e Ciências da Educação, podendo ser de utilidade científica e profissional de: Jornalistas e outros comunicadores; Produtores de conteúdos mediáticos; Profissionais da área do marketing; Professores e outros educadores; Profissionais que trabalham com crianças e jovens (no sector público e privado); Mediadores educativos e culturais; Profissionais de Organizações Não-Governamentais; Decisores políticos e culturais; Investigadores; Outros interessados na temática.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Pretende-se dotar os estudantes de sólidos conhecimentos teórico-práticos e de competências que permitam assegurar quatro pontos:
1) Orientar nas práticas de ensino e de aprendizagem em ambientes mediatizados,
2) Facilitar processos de pesquisa avançada no âmbito da educação crítica para os media e desinformação,
3) Proporcionar o desenvolvimento de projetos no âmbito das políticas públicas e da inovação,
4) Sensibilizar e capacitar para a cidadania digital.
Estas competências permitem não só a aplicação de projetos MIL na sociedade civil, em diversas gerações, como também fazer pesquisa avançada e contribuir para uma área fundamental de criação, monitorização e avaliação das políticas públicas da temática.

Além destas quatro áreas fundamentais, mais abrangentes, elencam-se outras competências específicas:
- Identificar conceitos e tendências que contribuam para a evolução da pesquisa no contexto da MIL;
- Conhecer os modelos pedagógicos disponíveis para os diversos níveis de educação;
- Analisar criticamente novos modelos de pedagogia e ambientes virtuais;
- Compreender a importância dos media digitais no exercício da cidadania;
- Compreender a cidadania digital e sua relação com a MIL;
- Conhecer os principais atores, políticas e modelos de desenvolvimento da cidadania digital;
- Compreender os paradigmas e teorias que melhor se encaixam no ensino e aprendizagem da cidadania digital;
- Ser capaz de projetar estratégias e programas que contribuam para o desenvolvimento de habilidades de cidadania digital;
- Ter a capacidade de projetar projetos de pesquisa que contribuam para o desenvolvimento da MIL e da cidadania digital;
- Questionar criticamente a relação entre os cidadãos e os meios de comunicação em diferentes contextos de vida;
- Analisar criticamente o impacto dos meios de comunicação na promoção dos direitos humanos e da qualidade da democracia;
- Identificar as contribuições dos debates atuais na área para a evolução da literacia crítica dos media;
- Identificar os papéis dos atores na aquisição de habilidades digitais no contexto da MIL;
- Analisar criticamente os métodos de medição dos níveis de competências digitais;
- Compreender o conceito de políticas públicas, seus instrumentos e estratégias de implementação, no âmbito da MIL;
- Analisar criticamente modelos regulatórios no contexto da MIL;
- Organizar projetos de pesquisa em políticas públicas MIL;
- Identificar e usar a criatividade dos media;
- Usar medias sociais, técnicas de storytelling e outras ferramentas para melhor comunicar e envolver o público.

Saídas Profissionais

O mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital propõe-se a assegurar uma formação avançada complementar de perfis profissionais que adquirem conhecimentos e competências que lhes permitam ingressar no mercado de trabalho ou alcançar mais oportunidades de emprego.
Tipo de empresas e instituições que poderão empregar os nossos estudantes: Provedores de conteúdo na Web; Empresas de media; Empresas jornalísticas; Empresas de software liberando Web rastreadores e navegadores; ONGs; Serviços públicos (como municípios, entidades governamentais e organizações); Empresas ligadas aos media; Organizações políticas; Instituições de ensino obrigatório; Universidades; Redações de meios de comunicação social; Escolas; Instituições de ensino superior.

Investigação

Os docentes da ULP integram centros de investigação inseridos nas áreas científicas do ciclo de estudos:
- CICANT - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias, com as seguintes linhas de investigação: Media tecnologias e literacias, Sociedade, media e cultura e, por fim, Media, artes e indústrias criativas.
- CeiED - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, que no contexto das Políticas Públicas de Educação inclui as seguintes linhas de investigação: Currículo, recursos educativos e cidadania global, Inclusão, aprendizagem e mediação socioeducativa, Formação de educadores e professores.

Observações

Constituindo-se como uma oferta diferenciadora no espaço nacional e europeu e sendo um nível intermédio entre a licenciatura e o doutoramento, este mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital está munido de ferramentas para:
1 - Ser flexível na abordagem de conteúdos que se distribuem por unidades curriculares (UC) organizadas de forma coerente, em termos teóricos e práticos, reforçados por uma equipa de docentes especializados nas áreas das UCs propostas.
2 - Ser uma proposta inovadora também em termos societais, uma vez que trata de um assunto que nos interpela todos os dias, nesta sociedade fortemente mediatizada, e muitas vezes mediatizada. Os produtos a produzir no âmbito do curso poderão revelar-se como elementos de desenvolvimento, social, cultural e económico.
3 - Fomentar a ideia do investigador que age, partindo de uma base sólida em termos teóricos, para a concretização de projetos concretos de atuação/mudança social.
4 - Afirmar a transversalidade de áreas científicas, necessária para dar respostas às problemáticas que se levantarão e para as quais se procurará soluções, sobretudo nas Ciências da Comunicação, mas também e nas Ciências da Educação.
5 - Que as Unidades Curriculares respeitem uma visão holística e complementar em relação à MIL, com uma aposta na teoria e na empírica e ainda em áreas como sociedade e cidadania, políticas públicas, processos criativos e digitais, o empoderamento do cidadão, leituras críticas, desordens informativas, aliadas ao pensamento sobre as metodologias específicas da área.
6 - Assegurar que o trabalho dos estudantes seja efetivo, através do acompanhamento ao longo do curso, em particular com duas UC ao longo de 3 semestres. Com Metodologias I, II e III e Seminário interativo I, II e III, teremos capacidade reforçada para acompanhar proximamente os estudantes para que façam um trabalho regular e intenso, com qualidade, e que seja concluído dentro dos dois anos letivos.

Protocolos de estágio:
- Alto Comissariado para as Migrações
- European Literacy Network
- LUSA
- Plano Nacional de Leitura
- Rede de Bibliotecas Escolares
- Santa Casa da Misericórdia do Porto

Outros protocolos:
- Público na Escola


Outras observações relevantes:
No 2.º semestre, o estudante deve escolher uma das seguintes UC opcionais:
- Políticas Públicas e Organização de Projetos em Literacia dos Media e da Informação
- Criatividade dos Media e Aprendizagens com Literacia dos Media e da Informação

Plano de Estudos

Despacho n.º 10032/2019, de 5 de novembro
1.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Literacia Crítica dos Media e da Informação1º Semestre7
Metodologias de Investigação em Literacia dos Media e da Informação I1º Semestre4,5
Novos Modelos de Pedagogia e Ambientes Participativos Online1º Semestre7
Seminário Interativo I1º Semestre4,5
Sociedade, Media e Cidadania Digital1º Semestre7
Competências Digitais e Literacia dos Media e da Informação2º Semestre7
Desordens Informativas2º Semestre7
Metodologias de Investigação em Literacia dos Media e da Informação II2º Semestre4,5
Opção2º Semestre7
Seminário Interativo II2º Semestre4,5
2.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Dissertação / Estágio / Projeto - I1º Semestre20
Metodologias de Investigação em Literacia dos Media e da Informação III1º Semestre5
Seminário Interativo III1º Semestre5
Dissertação / Estágio / Projeto - II2º Semestre30

Valores

2020/21
Titulares de curso superior 140 €
Titulares de Curso Superior Estrangeiro 325 €
2020/21
Seguro Escolar40 €
Matrícula e Inscrição200 €
2020/21
Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 259,2 €
Valor por ECTS 8,64 €

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona do Porto para o presente ano letivo