Apresentação do Curso
O mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital - MILCitizen trabalha as questões prementes da sociedade mediatizada e os seus desafios, ao nível do digital e também multiplataformas.
Tendo por base uma visão Humanista e seguindo as diretrizes da UNESCO sobre a Media and Information Literacy/Literacia dos Media e da Informação (MIL), este ciclo de estudos foi concebido para melhorar e especializar as competências na área MIL, criar novas competências profissionais e ainda permitir adquirir competências para ingressar na via de investigação.
Para esse efeito, este curso prevê as modalidades de Projeto, Estágio ou Dissertação.
Maria José Brites - https://www.cienciavitae.pt/portal/en/0616-7E2E-4575 (CV coordenadora)
Elisabete Pinto da Costa - https://www.cienciavitae.pt/portal/E41C-6D9D-F56B (CV co-coordenadora)
Razões para frequentar este curso
- O mestrado centra-se em algumas das questões mais importantes da sociedade digital (como sejam a desinformação, a cidadania digital, a criatividade digital e as políticas públicas);
- Existem três vias para conclusão do mestrado: dissertação, projeto e estágio;
- O corpo docente é altamente qualificado nas áreas da educação para os media e da cidadania digital. Todos os docentes são simultaneamente investigadores, com uma produção científica sólida a nível nacional e internacional;
- Os estágios podem ser realizados em entidades de reconhecido mérito nacional e internacional;
- Existe uma aposta em parceiras internacionais para intercâmbio de estudantes e de docentes, designadamente com o programa ERASMUS.
Despacho do curso
Despacho n.º 10032/2019, de 5 de novembro
Estado de acreditação pela A3ES
Acreditado - Deliberação da A3ES
Data de publicação da decisão
05/09/2019
Registo
https://dre.pt/home/-/dre/125883661/details/maximized
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Mestre |2 Semestres |120 ECTS
Direção do Curso
Sub-direção de Curso
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;
d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULP como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.
Seriação:
Candidatos com classificação da habilitação anterior:
Classificação da licenciatura ou equivalente legal ou de grau académico superior estrangeiro, preferencialmente na área do mestrado ou afins (0 a 200 pontos) (70%)
Avaliação da experiência profissional (relevância da experiência e duração) ou da produção científica (0 a 200 pontos) (10%)
Formação Complementar ou Atividades extracurriculares (relevância das atividades e duração) (0 a 200 pontos) (10%)
Carta de Motivação e caso se justifique Entrevista (0 a 200 pontos) (10%)
Candidatos sem classificação da habilitação anterior:
Apreciação curricular / Curriculum profissional (0 a 200 pontos) (70%)
Formação Complementar / Atividades Extracurriculares (0 a 200 pontos) (10%)
Produção Científica ou Artística (0 a 200 pontos) (10%)
Entrevista (10%)
Requisitos de Graduação
Ter concluido um total de 120 ECTS
Objetivos
O MILCitizen tem como objetivo formar profissionais competentes na área da educação para os media, cruzando a área das Ciências da Comunicação com a Educação. Articula-se com o exercício da cidadania digital, com ligação aos processos de pensamento crítico, à cidadania e à criatividade, em áreas de intervenção fundamentais na Europa e da sociedade global dos nossos dias.
Este mestrado visa dar resposta a uma necessidade de formar ao longo da vida. Pretende-se também proporcionar aos estudantes uma prática científica e profissional qualificada e especializada na comunicação focada na educação (crítica) para os media e potenciadora de práticas promotoras de literacias cívico-mediáticas.
Destinatários
As 15 vagas do mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital - MILCitizen destinam-se, em especial, a licenciados das Ciências da Comunicação e Ciências da Educação, podendo ser de utilidade científica e profissional de: Jornalistas e outros comunicadores; Produtores de conteúdos mediáticos; Profissionais da área do marketing; Professores e outros educadores; Profissionais que trabalham com crianças, jovens e idosos (no sector público e privado); Mediadores educativos e culturais; Profissionais de Organizações Não-Governamentais; Decisores políticos e culturais; Investigadores; Outros interessados na temática.
Esta oferta formativa potencia ainda, dentro das Ciências da Comunicação, as competências adquiridas nas Licenciaturas em Ciências da Comunicação, Comunicação Aplicada, Comunicação Audiovisual e Multimédia e Design de Comunicação.
Acresce ainda o valor que pode fornecer a licenciados de outras áreas das Ciências Sociais e da Ciência Política.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
Pretende-se dotar os estudantes de sólidos conhecimentos teórico-práticos e de competências que permitam assegurar quatro pontos:
1) Orientar nas práticas de ensino e de aprendizagem em ambientes mediatizados,
2) Facilitar processos de pesquisa avançada no âmbito da educação crítica para os media e desinformação,
3) Proporcionar o desenvolvimento de projetos no âmbito das políticas públicas e da inovação,
4) Sensibilizar e capacitar para a cidadania digital.
Estas competências permitem não só a aplicação de projetos MIL na sociedade civil, em diversas gerações, como também fazer pesquisa avançada e contribuir para uma área fundamental de criação, monitorização e avaliação das políticas públicas da temática.
Além destas quatro áreas fundamentais, mais abrangentes, elencam-se outras competências específicas:
- Identificar conceitos e tendências que contribuam para a evolução da pesquisa no contexto da MIL;
- Conhecer os modelos pedagógicos disponíveis para os diversos níveis de educação;
- Analisar criticamente novos modelos de pedagogia e ambientes virtuais;
- Compreender a importância dos media digitais no exercício da cidadania;
- Compreender a cidadania digital e sua relação com a MIL;
- Conhecer os principais atores, políticas e modelos de desenvolvimento da cidadania digital;
- Compreender os paradigmas e teorias que melhor se encaixam no ensino e aprendizagem da cidadania digital;
- Ser capaz de projetar estratégias e programas que contribuam para o desenvolvimento de habilidades de cidadania digital;
- Ter a capacidade de projetar projetos de pesquisa que contribuam para o desenvolvimento da MIL e da cidadania digital;
- Questionar criticamente a relação entre os cidadãos e os meios de comunicação em diferentes contextos de vida;
- Analisar criticamente o impacto dos meios de comunicação na promoção dos direitos humanos e da qualidade da democracia;
- Identificar as contribuições dos debates atuais na área para a evolução da literacia crítica dos media;
- Identificar os papéis dos atores na aquisição de habilidades digitais no contexto da MIL;
- Analisar criticamente os métodos de medição dos níveis de competências digitais;
- Compreender o conceito de políticas públicas, seus instrumentos e estratégias de implementação, no âmbito da MIL;
- Analisar criticamente modelos regulatórios no contexto da MIL;
- Organizar projetos de pesquisa em políticas públicas MIL;
- Identificar e usar a criatividade dos media;
- Usar medias sociais, técnicas de storytelling e outras ferramentas para melhor comunicar e envolver o público.
Equipamentos e Instalações
A Universidade disponibiliza uma infraestrutura de rede WiFi (eduroam) cobrindo todas as suas instalações, software licenciado (DMDX;E-prime; IBM SPSS AMOS; Mendeley; NVivo; SuperLab; SurveyMonkey; SPSS), Base de dados acessíveis: B-On e serviços digitais tais como o Moodle, Portal Académico, Lusófona Mobile, VPN e App Ensino Lusófona.
As instalações estão preparadas para acolher estudantes portadores de algum tipo de mobilidade reduzida, tais como rampas de acesso e elevador.
Estudos Futuros
O ciclo de estudos assegura uma preparação adequada, ao aluno interessado em continuar a sua formação académica através de estudos pós-graduados como o Doutoramento em Comunicação e Ativismos, oferecido pela ULP.
Saídas Profissionais
O mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital propõe-se a assegurar uma formação avançada complementar de perfis profissionais que adquirem conhecimentos e competências que lhes permitam ingressar no mercado de trabalho ou alcançar mais oportunidades de emprego.
Tipo de empresas e instituições que poderão empregar os nossos estudantes: Provedores de conteúdo na Web; Empresas de media; Empresas jornalísticas; Empresas de software liberando Web rastreadores e navegadores; ONGs; Serviços públicos (como municípios, entidades governamentais e organizações); Empresas ligadas aos media; Organizações políticas; Instituições de ensino obrigatório; Universidades; Redações de meios de comunicação social; Escolas; Instituições de ensino superior.
O mestrado encontra-se creditado pelo CCPFC, com um total de 300 horas acreditadas para progressão em carreira de professor.
Investigação
Os docentes da ULP integram centros de investigação inseridos nas áreas científicas do ciclo de estudos:
- CICANT - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias, com as seguintes linhas de investigação: Media tecnologias e literacias, Sociedade, media e cultura e, por fim, Media, artes e indústrias criativas (https://cicant.ulusofona.pt ).
Os estudantes podem beneficiar dos laboratórios existentes no CICANT, como MeLCi Lab - Media Literacy and Civic Cultures Lab (https://cicant.ulusofona.pt/research/labs/melci-lab ) e ainda serem integrados nos projetos que os docentes desenvolvem.
- CeiED - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, que no contexto das Políticas Públicas de Educação inclui as seguintes linhas de investigação: Currículo, recursos educativos e cidadania global, Inclusão, aprendizagem e mediação socioeducativa, Formação de educadores e professores (https://www.ceied.ulusofona.pt/en/).
Observações
Constituindo-se como uma oferta diferenciadora no espaço nacional e europeu e sendo um nível intermédio entre a licenciatura e o doutoramento, este mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital está munido de ferramentas para:
1 - Ser flexível na abordagem de conteúdos que se distribuem por unidades curriculares (UC) organizadas de forma coerente, em termos teóricos e práticos, reforçados por uma equipa de docentes especializados nas áreas das UCs propostas.
2 - Ser uma proposta inovadora também em termos societais, uma vez que trata de um assunto que nos interpela todos os dias, nesta sociedade fortemente mediatizada. Os produtos a produzir no âmbito do curso poderão revelar-se como elementos de desenvolvimento, social, cultural e económico.
3 - Fomentar a ideia do investigador que age, partindo de uma base sólida em termos teóricos, para a concretização de projetos concretos de atuação/mudança social.
4 - Afirmar a transversalidade de áreas científicas, necessária para dar respostas às problemáticas que se levantarão e para as quais se procurará soluções, sobretudo, nas Ciências da Comunicação, e também nas Ciências da Educação.
5 - Que as Unidades Curriculares respeitem uma visão holística e complementar em relação à MIL, com uma aposta na teoria e na dimensão empírica, em áreas como sociedade e cidadania, políticas públicas, processos criativos e digitais, o empoderamento do cidadão, leituras críticas, desordens informativas, aliadas ao pensamento sobre as metodologias específicas da área.
6 - Assegurar que o trabalho dos estudantes seja efetivo, através do acompanhamento ao longo do curso, em particular com duas UC ao longo de 3 semestres. Com Metodologias I, II e III e Seminário interativo I, II e III, pretende-se acompanhar proximamente os estudantes para que façam um trabalho regular e intenso, com qualidade, e que seja concluído dentro dos dois anos letivos.
Protocolos de estágio:
- Alto Comissariado para as Migrações
- European Literacy Network
- LUSA
- Plano Nacional de Leitura
- Rede de Bibliotecas Escolares
- Santa Casa da Misericórdia do Porto
- Agrupamento de Escola Alexandre Herculano (Porto)
- Agrupamento de Escolas Abel Salazar (Matosinhos)
Outros protocolos:
- Público na Escola
Outras observações relevantes:
No 2.º semestre, o estudante deve escolher uma das seguintes UC opcionais:
- Políticas Públicas e Organização de Projetos em Literacia dos Media e da Informação
- Criatividade dos Media e Aprendizagens com Literacia dos Media e da Informação
Docentes Convidados
Este mestrado tem reforçado a ligação a profissionais da área de vários continentes, designadamente com a promoção das "Open Class - MIL and Digital Citizenship".
Aceda aqui a alguns dos momentos dessas Aulas abertas e também aos Webinares do laboratório associado a este mestrado, o MeLCi Lab.
"Open Class - MIL and Digital Citizenship": https://melcilab.cicant.ulusofona.pt/talks-webinars/
Áreas Científicas
Jornalismo e reportagem | Ciências da educação