Apresentação do Curso
O mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital - MILCitizen centra-se nas questões prementes da sociedade mediatizada sobre as literacias digitais, críticas, transversais, sob o ponto de vista mediático, mas também cívico, tanto mais que atualmente as questões da cidadania estão inegavelmente ligadas à educação para os media.
Tendo por base uma visão Humanista do campo e seguindo as diretrizes da UNESCO sobre a Media and Information Literacy/Literacia dos Media e da Informação (MIL), este ciclo de estudos foi concebido para melhorar e especializar as competências de profissionais na área MIL, criar novas competências profissionais acerca dos diversos temas contemplados no plano de estudos e ainda permitir adquirir competências para ingressar na via de investigação. Para esse efeito, este curso prevê as modalidades de Projeto, Estágio ou Dissertação.
Razões para frequentar este curso
- Corpo docente maioritariamente com grau de doutor na área
- Curso com saídas profissionais diversificadas e forte aposta na empregabilidade
- Horários adequados a trabalhadores estudantes
- Proporcionamos o desenvolvimento da Dissertação no âmbito dos programas de investigação dos nossos centros de investigação, acreditados pela FCT e que garantem o acesso a uma rede nacional e internacional de instituições de referência no âmbito da investigação
- Protocolos com diversas entidades para estágios na área
- Boas condições materiais e de equipamento; acesso à internet, centros de recursos multimédia de documentação e biblioteca
Despacho do curso
Despacho n.º 10032/2019, de 5 de novembro
Estado de acreditação pela A3ES
Acreditado - Deliberação da A3ES
Data de publicação da decisão
05/09/2019
Registo
https://dre.pt/home/-/dre/125883661/details/maximized
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Mestre |2 Semestres |120 ECTS
Direção do Curso
Sub-direção de Curso
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;
d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULP como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.
Seriação:
Candidatos com classificação da habilitação anterior:
Classificação da licenciatura ou equivalente legal ou de grau académico superior estrangeiro, preferencialmente na área do mestrado ou afins (0 a 200 pontos) (70%)
Avaliação da experiência profissional (relevância da experiência e duração) ou da produção científica (0 a 200 pontos) (10%)
Formação Complementar ou Atividades extracurriculares (relevância das atividades e duração) (0 a 200 pontos) (10%)
Carta de Motivação e caso se justifique Entrevista (0 a 200 pontos) (10%)
Candidatos sem classificação da habilitação anterior:
Apreciação curricular / Curriculum profissional (0 a 200 pontos) (70%)
Formação Complementar / Atividades Extracurriculares (0 a 200 pontos) (10%)
Produção Científica ou Artística (0 a 200 pontos) (10%)
Entrevista (10%)
Requisitos de Graduação
Ter concluido um total de 120 ECTS
Objetivos
O MILCitizen tem como objetivo formar profissionais competentes na área da educação para os media, cruzando a área das Ciências da Comunicação com a Educação, sempre em articulação com o exercício da cidadania digital, com ligação aos processos críticos, à cidadania e à criatividade, em áreas de intervenção fundamentais na Europa e da sociedade global atuais.
Este mestrado visa dar resposta a uma necessidade de formar ao longo da vida na área da MIL, carência identificada por diversas identidades públicas nacionais e internacionais.
Pretende-se também proporcionar aos estudantes uma prática científica e profissional qualificada e especializada na comunicação focada na educação (crítica) para os media e potenciadora de práticas promotoras de literacias cívico-mediáticas.
Destinatários
As 15 vagas do mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital - MILCitizen destinam-se, em especial, a licenciados das Ciências da Comunicação e Ciências da Educação, podendo ser de utilidade científica e profissional de: Jornalistas e outros comunicadores; Produtores de conteúdos mediáticos; Profissionais da área do marketing; Professores e outros educadores; Profissionais que trabalham com crianças e jovens (no sector público e privado); Mediadores educativos e culturais; Profissionais de Organizações Não-Governamentais; Decisores políticos e culturais; Investigadores; Outros interessados na temática.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
Pretende-se dotar os estudantes de sólidos conhecimentos teórico-práticos e de competências que permitam assegurar quatro pontos:
1) Orientar nas práticas de ensino e de aprendizagem em ambientes mediatizados,
2) Facilitar processos de pesquisa avançada no âmbito da educação crítica para os media e desinformação,
3) Proporcionar o desenvolvimento de projetos no âmbito das políticas públicas e da inovação,
4) Sensibilizar e capacitar para a cidadania digital.
Estas competências permitem não só a aplicação de projetos MIL na sociedade civil, em diversas gerações, como também fazer pesquisa avançada e contribuir para uma área fundamental de criação, monitorização e avaliação das políticas públicas da temática.
Além destas quatro áreas fundamentais, mais abrangentes, elencam-se outras competências específicas:
- Identificar conceitos e tendências que contribuam para a evolução da pesquisa no contexto da MIL;
- Conhecer os modelos pedagógicos disponíveis para os diversos níveis de educação;
- Analisar criticamente novos modelos de pedagogia e ambientes virtuais;
- Compreender a importância dos media digitais no exercício da cidadania;
- Compreender a cidadania digital e sua relação com a MIL;
- Conhecer os principais atores, políticas e modelos de desenvolvimento da cidadania digital;
- Compreender os paradigmas e teorias que melhor se encaixam no ensino e aprendizagem da cidadania digital;
- Ser capaz de projetar estratégias e programas que contribuam para o desenvolvimento de habilidades de cidadania digital;
- Ter a capacidade de projetar projetos de pesquisa que contribuam para o desenvolvimento da MIL e da cidadania digital;
- Questionar criticamente a relação entre os cidadãos e os meios de comunicação em diferentes contextos de vida;
- Analisar criticamente o impacto dos meios de comunicação na promoção dos direitos humanos e da qualidade da democracia;
- Identificar as contribuições dos debates atuais na área para a evolução da literacia crítica dos media;
- Identificar os papéis dos atores na aquisição de habilidades digitais no contexto da MIL;
- Analisar criticamente os métodos de medição dos níveis de competências digitais;
- Compreender o conceito de políticas públicas, seus instrumentos e estratégias de implementação, no âmbito da MIL;
- Analisar criticamente modelos regulatórios no contexto da MIL;
- Organizar projetos de pesquisa em políticas públicas MIL;
- Identificar e usar a criatividade dos media;
- Usar medias sociais, técnicas de storytelling e outras ferramentas para melhor comunicar e envolver o público.
Equipamentos e Instalações
Estão à disposição do mestrado as seguintes infraestruturas: 12 salas de aula, laboratórios de fotografia e vídeo, estúdio de sonoplastia, centro de trabalho tecnológico, salão nobre, sala de atos académicos e biblioteca.
A Universidade disponibiliza uma infraestrutura de rede WiFi (eduroam) cobrindo todas as suas instalações, software licenciado (DMDX;E-prime; IBM SPSS AMOS; Mendeley; NVivo; SuperLab; SurveyMonkey; SPSS, Base de dados acessíveis: B-On) e serviços digitais tais como o Moodle, Portal Académico, Lusófona Mobile, VPN e App Ensino Lusófona.
No âmbito das salas de aula, dos laboratórios e dos auditórios são disponibilizados equipamentos multimédia e recursos ao nível das TIC, incluindo videoprojectores, computadores, equipamentos de áudio e vídeo e sistema de streaming necessário para fazer face às necessidades das diversas áreas de ensino, e facilitadoras de boas práticas pedagógicas.
As instalações estão preparadas para acolher estudantes portadores de algum tipo de mobilidade reduzida, tais como rampas de acesso e elevador.
Estudos Futuros
O ciclo de estudos assegura uma preparação adequada, ao aluno interessado em continuar a sua formação académica através de estudos pós-graduados como o Doutoramento em Comunicação e Ativismos e o Doutoramento em Arte dos Media, oferecidos pela ULP.
Saídas Profissionais
O mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital propõe-se a assegurar uma formação avançada complementar de perfis profissionais que adquirem conhecimentos e competências que lhes permitam ingressar no mercado de trabalho ou alcançar mais oportunidades de emprego.
Tipo de empresas e instituições que poderão empregar os nossos estudantes: Provedores de conteúdo na Web; Empresas de media; Empresas jornalísticas; Empresas de software liberando Web rastreadores e navegadores; ONGs; Serviços públicos (como municípios, entidades governamentais e organizações); Empresas ligadas aos media; Organizações políticas; Instituições de ensino obrigatório; Universidades; Redações de meios de comunicação social; Escolas; Instituições de ensino superior.
Investigação
Os docentes da ULP integram centros de investigação inseridos nas áreas científicas do ciclo de estudos:
- CICANT - Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias, com as seguintes linhas de investigação: Media tecnologias e literacias, Sociedade, media e cultura e, por fim, Media, artes e indústrias criativas.
- CeiED - Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, que no contexto das Políticas Públicas de Educação inclui as seguintes linhas de investigação: Currículo, recursos educativos e cidadania global, Inclusão, aprendizagem e mediação socioeducativa, Formação de educadores e professores.
Observações
Constituindo-se como uma oferta diferenciadora no espaço nacional e europeu e sendo um nível intermédio entre a licenciatura e o doutoramento, este mestrado em Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital está munido de ferramentas para:
1 - Ser flexível na abordagem de conteúdos que se distribuem por unidades curriculares (UC) organizadas de forma coerente, em termos teóricos e práticos, reforçados por uma equipa de docentes especializados nas áreas das UCs propostas.
2 - Ser uma proposta inovadora também em termos societais, uma vez que trata de um assunto que nos interpela todos os dias, nesta sociedade fortemente mediatizada. Os produtos a produzir no âmbito do curso poderão revelar-se como elementos de desenvolvimento, social, cultural e económico.
3 - Fomentar a ideia do investigador que age, partindo de uma base sólida em termos teóricos, para a concretização de projetos concretos de atuação/mudança social.
4 - Afirmar a transversalidade de áreas científicas, necessária para dar respostas às problemáticas que se levantarão e para as quais se procurará soluções, sobretudo, nas Ciências da Comunicação, e também nas Ciências da Educação.
5 - Que as Unidades Curriculares respeitem uma visão holística e complementar em relação à MIL, com uma aposta na teoria e na dimensão empírica, em áreas como sociedade e cidadania, políticas públicas, processos criativos e digitais, o empoderamento do cidadão, leituras críticas, desordens informativas, aliadas ao pensamento sobre as metodologias específicas da área.
6 - Assegurar que o trabalho dos estudantes seja efetivo, através do acompanhamento ao longo do curso, em particular com duas UC ao longo de 3 semestres. Com Metodologias I, II e III e Seminário interativo I, II e III, pretende-se acompanhar proximamente os estudantes para que façam um trabalho regular e intenso, com qualidade, e que seja concluído dentro dos dois anos letivos.
Protocolos de estágio:
- Alto Comissariado para as Migrações
- European Literacy Network
- LUSA
- Plano Nacional de Leitura
- Rede de Bibliotecas Escolares
- Santa Casa da Misericórdia do Porto
Outros protocolos:
- Público na Escola
Outras observações relevantes:
No 2.º semestre, o estudante deve escolher uma das seguintes UC opcionais:
- Políticas Públicas e Organização de Projetos em Literacia dos Media e da Informação
- Criatividade dos Media e Aprendizagens com Literacia dos Media e da Informação
Docentes Convidados
Estes docentes são todos especializados na área de mestrado MILCitizen:
Ana Filipa Pereira Oliveira (https://www.cienciavitae.pt/portal/3B15-DA17-49EE )
Maria da Conceição Costa (https://www.cienciavitae.pt/portal/3A1F-9BBA-3AD5 )
Teresa Sofia Pereira Dias de Castro (https://www.cienciavitae.pt/portal/9411-0714-B60E)
Vítor Manuel Nabais Tomé (https://www.cienciavitae.pt/portal/4511-DB75-B57B )
Áreas Científicas
Jornalismo e reportagem | Ciências da educação | Ciência política e cidadania