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Universidade Lusófona do Porto

Mestrado em Justiça Juvenil e Proteção de Crianças e Jovens em Perigo

Faculdade de Psicologia, Educação e Desporto

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Apresentação do Curso

O 2º ciclo de estudos em Justiça Juvenil e Proteção de Crianças e Jovens em Perigo visa proporcionar aos estudantes uma prática profissional qualificada e especializada em matéria de justiça juvenil e proteção de crianças e jovens em risco e em perigo. Este mestrado tem quatro objetivos gerais: a nível individual, tem como objetivo dotar os estudantes de conhecimentos teóricos e empíricos, desenvolvimento de pensamento científico e estratégias de tomada de decisão com base na evidência. Em contexto de trabalho de equipa, tem como objetivo promover a responsabilidade e intervenção colaborativa em equipas multidisciplinares, pela promoção do desenvolvimento de aptidões cognitivas e promoção de boas práticas necessárias à resolução de problemas complexos em contextos relacionados com a sua área de estudo. Ao nível da intervenção, tem como objetivo promover a reflexão e o desenvolvimento de princípios éticos sólidos, assim como práticas juridicamente contextualizadas, e que salvaguardem o superior interesse da criança e jovem e os seus direitos, assim como os das suas famílias, nos processos de avaliação e intervenção. Por fim, a nível de investigação científica, tem como objetivo dotar os estudantes de conhecimentos teóricos, aptidões e competências metodológicas e analíticas, para a realização de atividades de investigação neste domínio.

Razões para frequentar este curso

  • Corpo docente com grau de doutor e investigação científica/experiência profissional nas áreas em que lecionam.
  • Os conteúdos programáticos abrangem conhecimentos científicos e técnicos atuais e profundos, garantindo as competências que se exigem a todos os que querem trabalhar na área do Ciclo de Estudos.
  • Curso com saídas profissionais diversificadas e forte aposta na empregabilidade.
  • Horários adequados a trabalhadores estudantes.
  • Oferecemos um curso acreditado pela A3ES pelo tempo máximo e sem quaisquer condições.
  • Proporcionamos o desenvolvimento da Dissertação no âmbito dos programas de investigação do nosso centro de investigação, acreditado pela FCT e que garante o acesso a uma rede nacional e internacional de instituições de referência no âmbito da investigação.

Despacho do curso

Despacho n.º 9965/2019, de 31 de outubro

Estado de acreditação pela A3ES

Acreditado - Deliberação da A3ES

Data de publicação da decisão

19/06/2019

Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS

Mestre |2 Semestres |120 ECTS

Direção do Curso

Prof. Doutor Ricardo José Martins Pinto

Sub-direção de Curso

Prof. Doutora Carla Margarida Vieira Antunes

Secretariado

Gisela Ribeiro

Condições de Ingresso

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) Titulares de uma licenciatura (1º Ciclo) e titulares de uma licenciatura pré-Bolonha (5 anos de formação), preferencialmente Mestres em Psicologia e licenciados em Serviço Social, Sociologia, Educação, Direito, Animação Sociocultural, Enfermagem, Medicina e Professores dos 1º, 2º, 3º ciclos e do Secundário.
b) Titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;
d) Detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULP como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.

Critérios de seriação:
a) Classificação da Licenciatura ou equivalente legal ¿ 70%
b) Formação complementar/atividades extracurriculares ¿ 10%
c) Currículo profissional/produção científica - 10%
d) Carta de motivação e, caso se justifique, entrevista ¿ 10%

Requisitos de Graduação

Ter concluido um total de 120 ECTS

Objetivos

O ciclo de estudos tem como objetivos de aprendizagem:
a) Aprofundar conhecimentos ao nível da organização jurídica que enquadra a intervenção em contexto de justiça juvenil (JJ) e proteção de crianças e jovens em perigo (PCJP);
b) Conhecer os modelos conceptuais explicativos de trajetórias de agressão/vitimação na infância/adolescência e reconhecer o seu impacto desenvolvimental;
c) Informar e consciencializar para os desafios atuais de intervenção nesta área, atendendo aos fenómenos de diversidade, multiculturalidade e migrações;
d) Treinar aptidões práticas de seleção e aplicação de metodologias e técnicas com vista ao planeamento da intervenção nos sistemas de JJ e PCJP;
e) Desenvolver aptidões de resolução de problemas complexos, nomeadamente ao nível da avaliação e tomada de decisão nos contextos de JJ e PCJP;
f) Dotar de competências de desenvolvimento de programas de intervenção social, baseados na evidência com vista à resolução de problemas psicossociais;
g) Capacitar para a utilização do pensamento crítico, do raciocínio ético subjacente à intervenção psicossocial nos sistemas de PCJP e JJ e das práticas colaborativas em equipas multidisciplinares.

Destinatários

A todos os licenciados (ou titulares de grau académico superior) interessados em ingressar no mundo do trabalho, ou que já se encontram a trabalhar, nas áreas da justiça juvenil e promoção e proteção de crianças e jovens em perigo.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

O CE visa promover os seguintes objetivos de aprendizagem/competências:
a) Conhecer a organização jurídica que enquadra a intervenção em contexto de justiça juvenil (JJ) e proteção de crianças e jovens em perigo (PCJP);
b) Conhecer, refletir, sintetizar, integrar e diferenciar modelos conceptuais explicativos de trajetórias de agressão e vitimação na infância e adolescência e reconhecer o seu impacto desenvolvimental;
c) Sensibilizar para os desafios atuais de intervenção nos contextos de JJ e PCJP atendendo aos fenómenos de diversidade, multiculturalidade e migrações;
d) Resolver problemas complexos ao nível da avaliação e tomada de decisão nos contextos de PP e de JJ;
e) Planificar e implementar programas de intervenção psicossociais baseados na evidência nos contextos de JJ e PCJP;
f) Desenvolver estudos empíricos originais, articulando-os com as metodologias de investigação mais apropriadas;
g) Pensar criticamente e eticamente no âmbito das atividades de avaliação, prevenção, intervenção e investigação neste domínio.

Equipamentos e Instalações

Estão à disposição do mestrado salas de aula, laboratórios, estúdio de sonoplastia, centro de trabalho tecnológico, salão nobre, sala de atos académicos e biblioteca.
A Universidade disponibiliza uma infraestrutura de rede WiFi (eduroam) cobrindo todas as suas instalações, software licenciado e serviços digitais tais como o Moodle, Portal Académico, Lusófona Mobile, VPN e App Ensino Lusófona.
No âmbito das salas de aula, dos laboratórios e dos auditórios são disponibilizados equipamentos multimédia e recursos ao nível das TIC, incluindo videoprojectores, computadores, equipamentos de áudio e vídeo e sistema de streaming necessário para fazer face às necessidades das diversas áreas de ensino, e facilitadoras de boas práticas pedagógicas.
A Universidade dispõe ainda de apoio de tutoria, supervisão e aconselhamento psicológico, promovendo a respetiva publicitação junto aos estudantes.
As instalações estão preparadas para acolher estudantes portadores de algum tipo de mobilidade reduzida, tais como rampas de acesso e elevador.

Estudos Futuros

Nos termos da alínea a) do artigo 30.º do decreto-lei n.º 74/2006, de 24 de março, na sua redação atual, a conclusão deste Ciclo de Estudos permite a candidatura a um 3º Ciclo de Estudos.

Saídas Profissionais

O ciclo de estudos visa proporcionar uma prática profissional qualificada e especializada em matéria de justiça juvenil e promoção e proteção de crianças/jovens em perigo. Especificamente, pretende capacitar técnicos para o desempenho funções em instituições na área da promoção e proteção (ex., Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, Equipas Multidisciplinares de Apoio aos Tribunais, Casas de Acolhimento, contextos educativos) e da Justiça Juvenil (ex., Centros Educativos).

Investigação

A maioria dos docentes do CE integram o centro de investigação ancorado ao grupo Lusófona (HEI-Lab: Digital Human-Environment Interaction Lab), acreditado pela FCT. Neste âmbito, os docentes têm vindo a desenvolver investigação em áreas diversificadas, disponibilizando aos estudantes do CE um leque de linhas de investigação onde podem desenvolver os projetos de dissertação de acordo com os seus interesses.

Áreas Científicas

Psicologia

Plano de Estudos

Corpo Docente

Lista de Professores do Curso, Habilitações e Regime de Tempo
DocenteHabilitações AcadémicasRegime
Alexandra Patricia Lopes Pacheco GuedesDoutoramentoTempo Parcial
Carla Margarida Vieira AntunesDoutoramentoTempo Integral
Diogo Jorge Pereira Do Vale Lamela Da SilvaDoutoramentoTempo Integral
Dulce Patrícia Vale De Vasconcelos PintoDoutoramentoTempo Integral
Inês Fernandes GodinhoDoutoramentoTempo Integral
Inês Martins JongenelenDoutoramentoTempo Integral
Joana Maria Barreto Ramos De Almeida CabralDoutoramentoTempo Integral
Maria José Lisboa Brites De AzeredoDoutoramentoTempo Integral
Nélio De Jesus Freitas BrasãoDoutoramentoTempo Integral
Ricardo José Martins PintoDoutoramentoTempo Integral

Valores

2021/22
Titulares de curso superior 150 €
Titulares de Curso Superior Estrangeiro 350 €
2021/22
Seguro Escolar40 €
Matrícula e Inscrição200 €
2021/22
Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 299,4 €
Valor por ECTS 9,98 €

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona do Porto para o presente ano letivo