Produção Audiovisual e Multimédia para a Web
Apresentação
Esta unidade curricular visa possibilitar ao estudante um conhecimento teórico e prático sobre o funcionamento dos meios audiovisuais e multimédia e, sobretudo, capacitá-lo para a utilização de ferramentas que lhe permitam criar conteúdos nessas duas áreas fundamentais, hoje em dia, ao sucesso de qualquer projecto em rede.
Curso
Comunicação, Redes e Tecnologias (M) (ULP)
Grau|Semestres|ECTS
| Semestral | 7,5
Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua
1 |Obrigatório |Português
Código
ULP2343-16478
Disciplinas complementares recomendadas
Cultura e Arte em Rede
Estágio profissional
Não
Conteúdos Programáticos
Produção multimédia para a web Fases de projecto Organização da Informação Análise do estado da arte Determinação do público alvo Análise da "concorrência" Análise do perfil do utilizador Proposta multimédia Análise de tarefas e recursos Cronograma e fluxograma Integração de conteúdos multimédia: hipertexto, imagem fixa e em movimento, som e animação. Argumento e formas de escrita para multimédia Produção audiovisual para a web O cinema como base As três fases de produção Guião documental ou literário, guião técnico, story board, mapa de rodagem Linguagem audiovisual: profundidade de campo, planos, movimentos de cãmara, continuidade e raccord. Cãmaras, telemóveis e objectivas A rodagem: cãmara check list, iluminação, som Edição continuada, relacional e dinãmica Pós-produção: trimming, correcção de cor e de som Formatos para a web: converter e exportar Publicação online do trabalho desenvolvido e gestão de conteúdos Divulgação de conteúdos
Objetivos
No final do semestre o estudante deverá saber conceber, planear, gerir e avaliar um projecto multimédia online, bem como saber produzir, realizar e editar os conteúdos audiovisuais que o integram. Assim, para além de desenvolver competências que lhe permitam, a um nível básico, participar nos processos de produção multimédia e audiovisual, o estudante deverá desenvolver a capacidade de análise crítica sobre os conteúdos resultantes desses processos.
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia utilizada é teórico-prática com uma acentuação nesta última componente. O método é expositivo com recurso a casos e exemplos específicos, bem como a material multimédia. Nas aulas, e para além destas, são elaborados os vários materiais (cronograma, fluxograma, guião) necessários à concepção e gestão de um projecto final. São ainda produzidos os conteúdos audiovisuais e multimédia que constituem a parte principal do projeto. A avaliação é contínua, valendo a participação 10% da nota final enquanto o projecto, dividido em várias fases, vale 90% desta e os estudantes devem estar presentes em pelo menos 70% das aulas. O lançamento do projecto é efectuado em aula, com apresentação/exposição por parte dos autores e discussão/avaliação de grupo. O Exame de Recurso consiste na realização de uma proposta de trabalho prática de complexidade semelhante ao trabalho desenvolvido durante a avaliação contínua, com um peso total de 20 valores.
Bibliografia principal
Comparato, D. (1998). Da Criação ao Guião ¿ a arte de escrever para Cinema e Televisão. Lisboa: Pergaminho. Dancyger, K. (2003). Técnicas de edição para cinema e vídeo, teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier. Garrand, T. (2006). Writing for multimedia and the web: a practkal guide to content development for Interactive Media. Focal Press: Oxford e Burlington. Li, Z-N., Drew, M.S. e Liu, J. (2014). Fundamentais of Multimedia. New York: Springer. Marner, T. S. (1999). A Realização Cinematográfica. Lisboa: Edições 70. Pudovkin, V. (1999). On Editing. In Film Theory and Criticism. Oxford University Press.
Horário de Atendimento
Nome do docente Horário de atendimento Sala