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Universidade Lusófona do Porto

Media e Tecnologias Interactivas

Apresentação

Com esta unidade curricular pretende-se que os estudantes tenham oportunidade de partindo da história dos media refletir sobre o seu impacto na sociedade e os diferentes paradigmas de interação. Refletir sobre o papel/resposabilidade do designer enquanto criador de produtos interativos. Assim como conhecer e experimentar o processo de criação de um produto interativo através de processos de desenho centrado no utilizador. 

Curso

Comunicação, Redes e Tecnologias (M) (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 7,5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP2343-16480

Disciplinas complementares recomendadas

Metodologias de Investigação

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

I. História e tendências dos novos media 

  • A história da cultura digital do início à vanguarda;
  • O impacto da Multimédia no tempo e no espaço;
  • O impacto dos novos media na sociedade e na cultura;

II. Paradigmas de interação

  • A interatividade;
  • Evolução dos paradigmas de interação;
  • Paradigmas de interação atuais e emergentes.

III. A interação humano-computador

  • Introdução e história
  • O papel da interface.

IV. Metodologias de Desenho centrado no utilizador 

  • Técnicas de análise, prototipagem (baixa e alta fidelidade) e avaliação de usabilidade 

V. Guidelines e padrões de design 

 

Objetivos

  • Reconhecer o impacto dos media na sociedade e na cultura;
  • Identificar as tendências dos meios digitais e a sua influência na sociedade atual; 
  • Compreender o papel da interface na interação humano computador;
  • Compreender e aplicar os diferentes paradigmas no desenho de um produto interativo;
  • Utilizar adequadamente métodos de análise, desenho, prototipagem e avaliação de produtos interativos;
  • Usar corretamente guidelines e padrões de usabilidade;
  • Reconhecer a importância da interação humano-computador nos medias e tecnologias interativos. 

Metodologias de ensino e avaliação

A Avaliação desta unidade curricular é do tipo contínua e a metodologia de ensino combinará o método expositivo, a aprendizagem por pesquisa e desenvolvimneto de um trabalho teórico e de um trabalho prático que consitirá no desenvolvimneto de um modelo e que se manifestará nos seguintes parâmetros de avaliação:

            45% -Trabalho prático (grupo);    

            55% - Trabalho teórico (individual).

 

 

Bibliografia principal

Cooper, A., Reimann, R., Cronnin, D., Noessel, C., Csizmadi, J., & LeMoine, D. (2014). About Face (4th Editio). John Wiley & Sons. Inc.

Gere, C. (2009). Digital Culture (Second.). Reaktion Books.

Gere, C. (2012). Community without Community in Digital Culture. Palgrave Macmillan.

Harrison, S., Tatar, D., & Sengers, P. (2007). The three paradigms of HCI. Alt. Chi. Session at the SIGCHI ¿, 1¿18. doi:10.1234/12345678

Jenkins, H., Ito, M., & Boyd, D. (2016). Participatory Culture in a Networked Era. Polity. https://doi.org/10.1080/1369118x.2017.1417462

Kelly, K. (2016). The Inevitable. Understanding the 12 Technological Forces that will shape our Future. Viking.

Lowdermilk, T. (2013). User-Centered Design. (M. Treseler, Ed.)Vasa (First Edit.). United States of America: O¿Reilly Media, Inc.

Lowgren, J. (2013). Interaction Design. The Encyclopedia of Human-Computer Interaction, 2nd Ed.

Manovich, L. (2013). Media After Software. Journal of Visual Culture12(1), 30¿37.

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