Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Empreendedorismo Online

Apresentação

O empreendedorismo tem um relevo e importância cada vez maior na sociedade actual. É fundamental que os estudantes desenvolvam competências empreendedoras quer para o desenvolvimento de projetos empreendedores por conta própria (com ou sem fins lucrativos) quer por conta de outrém. O programa desenhado para esta Unidade Curricular visa obter o seguinte resultado em termos de objectivo geral: Desenvolver competências de Empreendedorismo, gestão, planeamento e criatividade e inovação.

Curso

Comunicação, Redes e Tecnologias (M) (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 7

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP2343-16482

Disciplinas complementares recomendadas

Todas as Unidades Curriculares que compõem o plano de estudos do Mestrado.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Descrição dos conteúdos

  1. Introdução e conceitos de empreendedorismo
    1. Conceito e evolução ao longo do tempo
    2. Novos tempos, novos desafios
    3. Casos de inovação e empreendedorismo online
  2. Cultura Empreendedora
  3. Criatividade e Inovação
    1. Conceitos e princípios
    2. Processo criativo
    3. Técnicas e ferramentas de promoção da criatividade (individual e em grupo)
  4. Modelos e planos de negócio de empreendedorismo online
  5. Análise e formulação estratégica
    1. Missão, visão e objectivos
    2. Alternativas estratégicas
  6. Recursos
  7. Novos modelos de negócio online
    1. Financiamento
    2. Implementação e desenvolvimento

Objetivos

Gerais:

  • Desenvolver competências de Empreendedorismo, gestão, planeamento e criatividade e
  • inovação;

Específicos:

  • Compreender o conceito e a importância do Empreendedorismo e da Cultura Empreendedora;
  • Promover e implementar a criatividade e a inovação a nível individual e/ou em grupo;
  • Conceber e implementar projetos de Empreendedorismo Online.

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas teórico-práticas em que é dada maior ênfase à componente prática, onde os alunos terão que recorrer aos conhecimentos adquiridos a fim de resolver questões relacionadas com os conteúdos programáticos. Na plataforma Moodle e em casa, os alunos terão de resolver exercícios e preparar
trabalhos indicados nas aulas presenciais.

Recursos didáticos recomendados para uso em sala de aula: Audiovisuais, exercícios e bibliografia diversa.

O(a) docente estará disponível para atendimento presencial (esclarecimento de dúvidas, acompanhamento de trabalhos, etc.), fora do horário da aula, mediante agendamento prévio.

Avaliação:
Avaliação contínua: Trabalho prático individual (50%); trabalho p¿ático de grupo (50%).
Avaliação final: Exame (100%).

Bibliografia principal

  • Anderson, C. (2008). The long tail. New York: Random House.
  • Blank, S. (2013). Why the Lean Startup Changes Everything. Harvard Business Review, May, pp. 1-9.
  • Brown, T. (2008). Design thinking. Harvard Business Review, Junho, 1-9.
  • Catmull, E. (2015). Criatividade. Lisboa: Club do Autor.
  • Gassmann, O., Frankenberger, K., Csik, M. (2017). The St. Gallen Business Model Navigator. https://www.bmilab.com/business-model-navigator-full-paper/
  • Johnson, M.W., Christensen & C.M, Kagermann, H. (2008). reinventing your business model. Harvard Business Review, Dezembro, 1-11.
  • Osterwalder, A. & Pigneur, Y. (2011). Criar modelos de negócio. Lisboa: D. Quixote.
  • Osterwalder, A., Pigneur, Y., Smith, A., Bernada, G. & Papadakos, P. (2015). Criar Propostas de valor. Lisboa: D. Quixote.
  • Ries, E. (2011). The Lean Startup. New York: Crown Business.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Marco Lamas

2ª feira das 17h30 às 18h30

Professores