Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Mestrado em Comunicação, Marketing e Media Digitais

Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias da Informação

Candidatar-me a este curso

Apresentação do Curso

O Mestrado em Comunicação, Marketing e Media Digitais proporciona a licenciados de diferentes áreas competências relevantes, multifacetadas e transversais que lhes permitem ingressar num mercado de trabalho altamente competitivo e cada vez mais complexo. O plano de estudos do curso encontra-se estruturado de forma a proporcionar uma formação avançada dos estudantes na área da comunicação estratégica com competências especializadas nas áreas do marketing e dos media digitais. Esta formação é vocacionada para a prossecução de carreiras profissionais e/ou de investigação inseridas na área comunicação estratégica, com incidência no marketing e nos media digitais.
No segundo ano do Mestrado em Comunicação, Marketing e Media Digitais os estudantes têm a possibilidade de escolher entre a realização de uma Dissertação ou Trabalho de Projeto ou, ainda, a realização de um estágio profissional e respetivo Relatório de Estágio.

Razões para frequentar este curso

  • Elevado nível de empregabilidade na área; - Possibilidade de realização de estágio profissional no segundo ano;
  • Corpo docente qualificado e especializado;
  • Rede universitária europeia para a mobilidade;
  • Integração num dos maiores centros de investigação em Comunicação - CICANT;
  • Equilíbrio prático e teórico entre as diferentes áreas de formação do ciclo de estudos.

Despacho do curso

Despacho n.º 11169/2022, de 15 de setembro

Estado de acreditação pela A3ES

Acreditado

Registo

R/A-Cr 212/2022

Grau ou Diploma conferido | Duração

Mestre |4 Semestres

Direção do Curso

Paula Alexandra Lobo Martins Ramalhão

Secretariado

GISELA MARIA BATISTA RIBEIRO

Condições de Ingresso

Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente; d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULP como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.

Objetivos

Obter um conhecimento aprofundado e desenvolver uma atitude crítica e reflexiva sobre as grandes transformações dos paradigmas comunicacionais do mundo contemporâneo que ocorreram na comunicação em geral e, nomeadamente, na comunicação estratégica, e que se têm refletido em tendências emergentes no marketing e no papel das redes e das tecnologias na gestão das relações das instituições entre si e com os seus públicos. Facultar conhecimentos e competências inovadores em linha com as atuais transformações do mercado de trabalho.

Destinatários

O mestrado destina-se a estudantes titulares de licenciatura ou equivalente legal em comunicação, gestão, marketing e publicidade, interessados em desenvolver competências específicas de implementação de estratégias de comunicação integrada.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Revelar capacidade de inovação, denotando criatividade em contextos profissionais;
-Construir mensagens de natureza diversificada em diferentes contextos de comunicação;
-Ampliar o conhecimento científico, descobrindo e criando oportunidades inovadoras nas estratégias de comunicação integrada;
-Projetar estratégias publicitárias ou de comunicação institucional;
-Gerar profissionais aptos para responder, de forma eficaz, às novas exigências da produção e gestão de conteúdos para diferentes plataformas.

Saídas Profissionais

Diretor(a) de Comunicação;
-Gestor(a) de Redes Sociais;
-Responsável de Comunicação de Marketing / Gestor de produto;
-Consultor(a) em Comunicação Organizacional e Comunicação Estratégica; - Agências e gabinetes de publicidade.

Observações

Modelo de Ensino
Presencial

Metodologia de avaliação
O processo de avaliação é da responsabilidade de cada docente e pode variar de acordo com a UC em função dos conteúdos programáticos e objetivos previstos. Existe um Regulamento de Avaliação de Conhecimento, disponível online no sítio da ULP.

Plano de Estudos

Despacho n.º 11169/2022, de 15 de setembro
1.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Fundamentos de Marketing1º Semestre7,5
Media, Comunicação e Sociedade1º Semestre7,5
Media Digitais e Cultura Algorítmica1º Semestre7,5
Metodologias de Investigação1º Semestre7,5
Branding e Storytelling2º Semestre8
Comunicação Estratégica e Assessoria2º Semestre8
Neuromarketing e comportamento do consumidor2º Semestre8
Opção2º Semestre6
2.º Ano/ Tronco comumSemestre ECTS
Dissertação / Projeto / EstágioAnual55
Seminário de Projeto1º Semestre5

Corpo Docente

Lista de Professores do Curso, Habilitações e Regime de Tempo
DocenteHabilitações AcadémicasRegime
Alexandra Maria Gomes Costa Morais FigueiraDoutoramentoTempo Parcial
Andreia Sofia Pinto De SousaDoutoramentoTempo Integral
Carla Preciosa Braga CerqueiraDoutoramentoTempo Integral
Isabel Maria Perez Da Silva Babo LançaAgregaçãoTempo Integral
Joana Simões Do Carmo DiasDoutoramentoTempo Parcial
Lara Marisa Gonçalves Dos Santos DoutoramentoTempo Parcial
Manuel Luís Bogalheiro Rocha FernandesDoutoramentoTempo Integral
Rui Alberto Mateus PereiraDoutoramentoTempo Integral

Valores

2022/23
Titular de curso superior 150 €
Titulares de Curso Superior Estrangeiro 350 €
2022/23
Seguro Escolar40 €
Matrícula e Inscrição230 €
2022/23
Valor médio mensal para 30 ECTS para disciplinas semestrais 275,4 €
Valor por ECTS 9,18 €

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona do Porto para o presente ano letivo