Apresentação do Curso
O 2º ciclo de estudos em Ciências da Educação foi criado pelo Despacho n.º 10576/2013, de 13 de agosto, Declaração de Retificação n.º 333/2020 - Diário da República n.º 76/2020, Série II de 2020-04-17 131796232. Retifica o Despacho n.º 4235/2020, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 68, de 6 de abril de 2020, da Universidade Lusófona do Porto .
Durante o primeiro ano, enquanto o tronco comum visa uma formação aprofundada em matérias transversais das Ciências da Educação, os ramos (a partir do 2º semestre) respondem aos diferentes interesses, motivações e percursos pessoais e profissionais do público-alvo deste Ciclo de Estudos. Os estudantes fazem a sua opção entre as seguintes áreas de especialização:
i) Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores;
ii) Administração Educacional.
O segundo ano contempla o Seminário de investigação e a Dissertação, com orientação específica. Paralelamente, concretizam-se conferências (abertas a todos os interessados) sobre temas de atualidade, focalizados em áreas de especialização deste Ciclo de Estudos.
Razões para frequentar este curso
- Corpo docente qualificado e com ampla experiência profissional, nas áreas em que lecionam.
- Corpo docente constituído por académicos e profissionais da área, de reconhecida competência, que acompanham o processo de investigação implementado.
- Conteúdos programáticos que abrangem conhecimentos científicos atuais e fundamentados, garantindo as competências que se exigem a formadores, profissionais e investigadores nas áreas da Administração Educacional e da Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores.
- Desenvolvimento da Dissertação no âmbito dos programas de investigação do nosso centro de investigação, acreditado pela FCT, garantindo o acesso a uma rede nacional e internacional de instituições de referência no âmbito da investigação.
- Horário adequado a trabalhadores-estudantes.
- Boas condições materiais e de equipamento; acesso à internet e a centros de recursos multimédia de documentação e Biblioteca.
Despacho do curso
Despacho n.º 10576/2013, de 13 de agosto, alterado pelo Despacho n.º 4235/2020, de 6 de abril, retificado pela Declaração de Retificação nº 333/2020 de 17 de abril
Estado de acreditação pela A3ES
Acreditado - Deliberação da A3ES
Data de publicação da decisão
17/02/2020
Registo
R/A-Cr 35/2013
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Mestre |4 Semestres |120 ECTS
Direção do Curso
Profª. Doutora Alcina Manuela de Oliveira Martins
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
b) titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
c) titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;
d) detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da ULP como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.
Requisitos de Graduação
Ter concluido um total de 120 ECTS
Objetivos
- Preparar e qualificar formadores, profissionais e investigadores para a liderança e o exercício de funções nas áreas da Administração Educacional e da Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores;
- Promover um espaço multicultural de reflexão e de investigação, centrado na ação e intervenção educativa, numa perspetiva integradora de diferentes temáticas, metodologias e intervenientes;
- Desenvolver conhecimentos sobre métodos e técnicas que potenciem a pesquisa e divulgação científicas, no campo das Ciências da Educação;
- Reforçar a capacidade de intervenção de cada técnico de educação, professor e orientador em contextos de Administração Educacional e da Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores.
Destinatários
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) Titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de
acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente;
d) Detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo órgão estatutariamente
competente da ULP como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
- Fundamentar e atualizar conhecimentos científicos, pedagógicos e técnicos;
- Aprofundar conhecimentos e capacidades de reflexão, no que concerne aos modelos de Administração Escolar e de Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores;
- Desenvolver nos estudantes competências processuais de análise crítica, de intervenção e de avaliação;
- Desenvolver capacidades e competências de aplicação de processos e modelos organizacionais, em contextos educativos/formativos de administração e supervisão pedagógica;
- Aprofundar competências de construção, dinamização e avaliação de projetos educacionais e investigativos, visando a melhoria da qualidade em Ciências da Educação.
Equipamentos e Instalações
A Universidade Lusófona do Porto (ULP) dispõe de equipamentos didáticos e científicos e materiais indispensáveis à boa lecionação deste mestrado, incluindo: videoprojetores fixos e portáteis, PCs desktop, portáteis, câmaras de vídeo; gravadores de som. Tem igualmente em atenção aspetos relacionados com a segurança e o meio ambiente, bem como com necessidades específicas de estudantes portadores de deficiência, apoio de tutoria, supervisão e aconselhamento, promovendo a respetiva publicitação junto aos estudantes.
A ULP dispõe também de instalações físicas próprias, que garantem um espaço especificamente destinado à parte letiva deste Ciclo de Estudos e espaços de apoio ao trabalho pessoal, a realizar por cada um dos estudantes.
Existem instalações adequadas à lecionação deste mestrado, nomeadamente:
- Salas e auditórios para as aulas teóricas em contexto de sala;
- Sala de Atos;
- Duas salas de para apoio tutorial e de trabalho individual;
- Biblioteca (com plataforma digital);
- Sala de estudo em grupo e sala de estudo individual dentro da biblioteca;
- Sala de investigação;
-Sala equipada com computadores (Centro de Trabalho Tecnológico);
-Três laboratórios de informática
Saídas Profissionais
Face aos objetivos definidos para este curso de mestrado (organizado em duas áreas de especialização), as saídas profissionais estão direcionadas para funções de:
- Direção e gestão pedagógica e administrativa nas instituições educativas;
- Coordenação pedagógica, no âmbito da direção de turmas e da orientação escolar e vocacional;
- Orientação e supervisão da formação inicial e contínua de educadores e professores;
- Coordenação e consultoria de projetos e atividades curriculares e de apoio em áreas curriculares específicas de todos os níveis de ensino.
Investigação
O corpo docente do Mestrado desenvolve a sua atividade científica no Centro de Estudos interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (www.ceied.ulusofona.pt), um centro acreditado e financiado no âmbito da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Os estudantes do Mestrado participam nas atividades CeIED, através da sua inserção na linha de investigação dos docentes (Grupo II - Aprendizagem, Formação e Inclusão Socioeducativa),
No domínio da prestação de serviços à comunidade, o Mestrado em Ciências da Educação tem contribuído, de forma regular, para a planificação e concretização de projetos em parceria com Municípios, Escolas e Centros de Investigação, em áreas fundamentais e atuais, focalizadas no desenvolvimento e enriquecimento contextual, em consonância com as áreas de especialização do Ciclo de Estudos.
Áreas Científicas
Ciências da educação