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Universidade Lusófona do Porto

Construção 1.1

Curso

Arquitetura [ULP]

Grau|Semestres|ECTS

Licenciatura; Mestrado | Semestral | 4

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Total de horas de Trabalho | Tempo de Contacto (horas)

108 | 22,5

Código

ULP286-14441

Disciplinas complementares recomendadas

Não aplicável

Modalidade de Ensino

Face-a-face

Precedências

Não

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Tempo teórico / prático:
A abordagem teórica basear-se-á na exposição de alguns temas, com base essencialmente na apresentação de modelos e tipos arquitectónicos:
1-Abordagem informal da História da Construção
1.1-Tradição e herança construtiva: Formas/Técnicas/Materiais
1.2-Alteração na prática construtiva séc. XVIII e séc. XIX: os novos métodos de projecto.
1.3-Evolução da prática contemporânea: o discurso do projecto e os modelos construtivos.
Nas aulas procurar-se-ão evidenciar as aquisições teóricas, pelo que serão desenvolvidos vários exercícios, elaborados individualmente ou em grupos de trabalho, com objectivo de abordar a problemática da construção (materiais, sistemas construtivos, estruturas, infraestruturas, etc.), tida como componente essencial na configuração e modelação do espaço construído.

Objetivos

Tempo teórico/prático capaz de promover a aproximação entre as ideias de Arquitectura e Construção, numa referência permanente à indissociabilidade entre os sistemas construtivos e a vontade de Forma, estudando o espaço arquitectónico na perspectiva da sua dimensão construtiva e estabelecendo uma primeira sensibilização e entendimento dos sistemas construtivos e dos materiais que os integram.

Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

Desenvolvimento da compreensão da importância das técnicas (materiais e sistemas de construção) na caracterização das ideias de Arquitectura, na relação entre Forma e Construção inerente à compreensão do espaço arquitectónico. Será o início da percepção de que a aprendizagem das técnicas e sistemas construtivos pode constituir não só uma via para a qualificação técnica do projecto mas também um estimulo para a criação formal

Metodologias de ensino e avaliação

Aulas teórico/práticas baseadas no desenvolvimento de um programa autónomo, consistindo essencialmente na apresentação de modelos e tipos arquitectónicos, enquadrados na História da Construção.
Procurar-se-á desenvolver a capacidade de leitura das relações entre as partes e o todo, conduzindo gradualmente à descoberta da identidade entre o detalhe mais elementar e a ideia de Arquitectura que lhe dá sentido.
Os trabalhos práticos poderão incidir sobre a interpretação de modelos construídos, com o recurso a métodos de representação que permitam aproximar tais exercícios das aquisições em curso no âmbito das disciplinas da área de Desenho, privilegiando a compreensão do espaço, da forma e do seu sentido construtivo.

Bibliografia principal

Farrelly L. (2009). Construction + materiality. London: Ava.
Frampton, K. (1990). Studies in tectonic Culture: The poetics of construction in nineteenth and twentieth century architecture. London: The MIT Press.
Le Corbusier. (2000). Le Modulor. Basel: Birkhauser.
Leupen, B. (1999). Proyecto y Análisis¿ evolución de los principios en arquitectura. Barcelona: Gustavo Gili.
Paricio, I. (1999). Vocabulario de arquitectura y construcción. Barcelona: Bisagra.
Paricio, I. (1996). La construcción de la arquitectura - Las técnicas. Barcelona: ITEC.
Paricio, I. (1996). La construcción de la arquitectura ¿ Los elementos. Barcelona: ITEC.
Tutt, P. & Adler, D. (1993). New metric handbook. Oxford: Butterworth ¿ Architecture.
Villalba, A. C. (1995). Historia de la construcción arquitectónica. Barcelona: UPC.