Apresentação do Curso
O Plano de Estudos do curso de Mestrado Integrado em Arquitetura da Universidade Lusófona do Porto segue as recomendações da Carta da Formação no Domínio da Arquitetura, programa conjunto da UIA (Charter for Architectural Education) e da UNESCO.
O Mestrado Integrado em Arquitetura guia-se por uma elevada interação entre a prática e o ensino, através da:
- pesquisa fundada na prática do projeto;
- dos métodos de construção assim como das disciplinas conexas;
- ao projeto como síntese dos conhecimentos adquiridos e como elemento central da formação de arquiteto.
Despacho do curso
Despacho n.º 10575/2013, de 13 de agosto, alterado pelo Despacho n.º 12920/2015, de 13 de novembro
Estado de acreditação pela A3ES
Acreditado - Deliberação da A3ES
Data de publicação da decisão
30/05/2013
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Licenciado; Mestre |10 Semestres |300 ECTS
Direção do Curso
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma das seguintes provas de ingresso:
03 Desenho
10 Geometria Descritiva
18 Português
Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos).
Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.
Requisitos de Graduação
Ter concluido um total de 300 ECTS
Objetivos
A Arquitetura é um domínio interdisciplinar que compreende várias componentes: ciências humanas, ciências sociais e físicas, tecnologia e artes criativas. A formação neste domínio deve ser considerada como a manifestação duma atitude de conceptualizar, coordenar e executar uma obra enraizada na tradição humanística.
O fim essencial do ciclo de estudos é formar arquitetos generalistas capazes de resolver as potenciais contradições entre as diferentes exigências, necessidades da sociedade e o meio ambiente e as transformações do território, em todas as suas vertentes e enquadramentos geográficos.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
O curso de Arquitetura pretende dotar os alunos de um conjunto de competências adquiridas no campo de ação respeitante ao ambiente construído e ao ordenamento do espaço. Nesse sentido, é objetivo da Universidade Lusófona do Porto preparar profissionais capazes de elaborar estudos, planos e projetos de arquitetura; de coordenar a gestão e direção de obras; de planear e avaliar atividades reportadas ao domínio da Arquitetura e do Urbanismo; e de realizar investigação científica nos domínios da teoria, história, e prática da arquitetura.
Estudos Futuros
O Mestrado Integrado em Arquitetura é constituído por dois ciclos. Os alunos que concluírem o curso de Arquitetura da Universidade Lusófona do Porto, concluindo o 2º ciclo, estão aptos a matricular-se em cursos de doutoramento. Podem ainda os alunos provenientes de outras Universidades ingressar no 2º Ciclo (Estudos Avançados de Arquitetura) deste curso na Universidade Lusófona do Porto, após concluírem a 1º Ciclo (Diploma em Estudos Gerais de Arquitetura) na Universidade da qual são provenientes.
Saídas Profissionais
As atividades profissionais abertas são todas as que respeitam os domínios, os conhecimentos e os universos relativos à prática da arquitetura, do urbanismo, do planeamento e gestão urbanística, da investigação científica e da docência.
Assim, as saídas profissionais previstas são:
Prática profissional como arquiteto em regime liberal;
Prática profissional como arquiteto em instituições privadas e empresas do sector da construção;
Administração pública central e local (autarquias, institutos públicos e gabinetes técnicos locais);
Investigação científica e prática docente.
Áreas Científicas
Arquitectura e construção