Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Metodologias de Investigação em Literacia dos Media e da Informação I

Apresentação

Com esta Unidade Curricular visa-se dotar o estudante de instrumentos conceptuais rigorosos que o habilitem a investigar na área da MIL.

Curso

Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital (M) (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 4,5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP6062-21846

Disciplinas complementares recomendadas

Nada a referir.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Introdução: 1.1. Domínios específicos de pesquisa em educação para os media: interações online e offline, especificidades e diferenças. 2. Evolução Histórica: 2.1. Escola de Chicago (John Dewey); 2.2. Pesquisa-Ação Participativa (Paulo Freire); 2.3. Estudos etnográficos: de off para online. 3. Os dilemas entre a investigação qualitativa e a investigação quantitativa. 4. Conceitos, métodos e técnicas de pesquisa 5. Aspetos a ter em conta na elaboração de uma pesquisa 6. Da influência da metodologia tradicional para novas conceções metodológicas. 7. Análise das redes sociais. 8. A problemática e o questionamento em investigação.

Objetivos

Com esta unidade curricular pretende-se que o estudante seja capaz de: 1. Familiarizar-se com os domínios de pesquisa em educação para os media; 2. Conhecer e avaliar criticamente uma variedade métodos científicos utilizados na área da educação para os media; 3. Identificar conceitos e correntes que contribuem para a evolução da pesquisa no âmbito dos estudos da educação para os media; 4. Compreender e conhecer diferentes metodologias que podem ser aplicadas em distintos contextos e usando diversas ferramentas; 5. Reconhecer todos s aspetos inerentes à elaboração de uma pesquisa; 6. Compreender as potencialidades e os limites das metodologias quantitativas e das qualitativas.

Metodologias de ensino e avaliação

Opta-se pela realização de aulas expositivas, de síntese, pelo debate e pelo trabalho colaborativo na pesquisa de temas definidos no programa da Unidade Curricular. As metodologias adotadas implicam ainda a leitura crítica de textos essenciais, que: - proporcionem a compreensão das temáticas referidas no programa da Unidade Curricular, - suportem a elaboração do trabalho de avaliação e - venham a demonstrar-se fundamentais para o projeto de investigação no qual o estudante venha a trabalhar. O método de avaliação compreende avaliação continua constituída por dois tipos de avaliação: elaboração de 1 trabalho, a definir na 1a sessão, com a ponderação de 60%, e a participação nas atividades letivas, incluindo trabalhos de grupo, com a ponderação de 40%.

Bibliografia principal

Bilandzic, H., Patriarche, G. & P. Traudt (Eds.) (2012). The Social Use of Media. Cultural and Social Scientific Perspectives on Audience Research. Bristol / Chicago: Intellect. Freire, P. (1967). A educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Franklin, M. I. (2013) Understanding Research. New York: Routledge. Str.10-11; 29; 56-66. Jensen, K. B. (2002). A Handbook of Media and Communication Research. Qualitative and Quantitative Methodologies (pp. 254-272). London: Routledge. Yildiz, M. N. & Jared, K. (2016). Handbook of Research on Media Literacy in the Digital Age. IGI Global, 1-532. Web. 16 Jul. 2018. doi:10.4018/978-1-4666-9667-9. Pinto da Costa, E. & Costa, A. (2017). O trabalho colaborativo apoiado pelas tecnologias: o exemplo da investigação qualitativa. Revista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais (EDaPECI). São Cristóvão (SE). v.17. n. 2, p. 61-69. mai./ago. 2017.

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Elisabete Pinto da Costa

Terça feira, 17h00 às 18h00

Sala de professores

Ana Vale 

Terça feira, 17h00 às 18h00

Sala de professores