Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Novos Modelos de Pedagogia e Ambientes Participativos Online

Apresentação

O programa desta unidade curricluar foca-se nos modelos pedagógicos na área da literacia mediática e informacional.

Curso

Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital (M) (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 7

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP6062-21845

Disciplinas complementares recomendadas

Metodologias de investigação.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Enquadramento sobre MIL: do formal ao informal 1.1. Programas internacionais 1.2. Estrutura nacional 2. Educação para os media e pedagogia 2.1 Os campos da educação e implementação de curriculum 2.2 Educação para os media da educação pré-escolar ao ensino secundário e do ensino superior 2.3. Aprendizagem ao longo da vida 2.4. Formação de educadores 3. Novos modelos de pedagogia e ambientes online: 3.1. ¿Modelo¿ educacional para aprendizagem participativa e literacia para os media 3.2. Ludoliteracia 3.3. ¿Faça isso você mesmo¿ 3.4. Comunidades de prática 3.5. Implicações para a cidadania digital 4. Mediação e novos ambientes de aprendizagem: 4.1. Plataformas visuais 4.2. Redes sociais 4.3. A mudança de novos ambientes 5. Apresentar debates e futuras implicações para a intervenção comunitária: 5.1. Ensinar através da aprendizagem 5.2. Modelos digitais e cidadania digital 5.3. Implicações para políticas em educação 5.4. Implicações para a intervenção e investigação.

Objetivos

Pretende-se dotar o estudante de instrumentos conceptuais que o habilitem a analisar criticamente e adotar modelos pedagógicos na área da literacia mediática e informacional. Assim, o estudante deverá ser capaz de: 1. Familiarizar-se com os referenciais da pedagogia no âmbito da educação para os media; 2. Reconhecer fundamentos, diretrizes e orientações nacionais, europeias e internacionais acerca da educação para os media; 3. Conhecer modelos de pedagogia disponíveis para os vários níveis de ensino (desde a educação pré-escolar, ao ensino superior), incluindo a aprendizagem ao longo da vida, enquadrando aí a educação para os media; 4. Analisar criticamente os novos modelos de pedagogia e os ambientes virtuais; 5. Identificar vantagens e desvantagens do ensino-aprendizagem, de caráter formal e informal, com recurso às novas tecnologias de comunicação e de informação, focando a formação da cidadania digital, a definição da política pública de educação e a implementação de práticas.

Metodologias de ensino e avaliação

A metodologia de ensino consiste na realização de aulas expositivas, com debate e trabalho colaborativo na pesquisa de temas definidos no programa. As metodologias adotadas implicam ainda a leitura crítica de textos essenciais, que: - proporcionem a compreensão das temáticas referidas no programa, - sustentem a participação ativa e critica durante as aulas; - suportem a elaboração do trabalho de avaliação e - venham a contribuir para a investigação no qual o estudante venha a trabalhar. O método de avaliação compreende avaliação continua constituída por dois tipos de avaliação: elaboração de 1 trabalho, a definir na 1a sessão, com a ponderação de 90%, e a participação nas atividades letivas, com a ponderação de 10%.

Bibliografia principal

Brites, M.J. (Coord.) (2017). Digital Literacy and Education (2014-July 2016), national reports (Portugal, UK, Ireland, Spain, Serbia and Italy), ELN - European Literacy Network, Digital Literacy Team (WG2). URL: https://www.is1401eln.eu/en/gca/index.php?id=149

Freire, P. (1998). Pedagogia da autonomia ¿ saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.

Jenkins, H., Purushotma, R., Clinton, K., Weigel, M., & Robison, A. (2006). Confronting the challenges of participatory culture: Media education for the 21st century. Chicago: The MacArthur Foundation.

Pinto, M. (Coord.) (2011). Educação para os Media em Portugal: experiências, actores e contextos. Braga: CECS.

A. Ravenscroft, J. Dellow, M. J. Brites, A. Jorge & D. Catalão (2018). RadioActive101-Learning through radio, learning for life: an international approach to the inclusion and non-formal learning of socially excluded young people. International Journal of Inclusive Education, DOI: 10.1080/13603116.2018.1503739.

 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala

Elisabete Guedes Pinto da Costa

Terças-feiras

17h30-18h30

Teresa Sofia Castro

Terças-feiras

17h30-18h30