Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Sociedade, Media e Cidadania Digital

Apresentação

UC dedicada ao estudo de sociedade, media e cidadania digital

Curso

Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital (M) (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 7

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP6062-21848

Disciplinas complementares recomendadas

Seminário Interativo I

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Media, redes e sociedade 1.1 Rede digital, utilizador e comunicação interpessoal de massa 1.2 Redes sociais, ação coletiva, ação conectada e dinâmicas de participação 1.3 Diversidade e cidadania na era digital 2. Conceptualizações de cidadania digital 3. Atores e frameworks 3.1 Quadros multinacionais 3.2 Quadros nacionais 4. ¿Práticas sensíveis¿ 4.1 Potencialidades e fraquezas 4.2 Engajamento e motivação 5. Rumo às competências para uma cidadania digital 5.1 Três domínios: estar online, bem-estar online, direitos online 5.2. 10 dimensões: Acesso e inclusão, Aprendizagem e criatividade, Literacia dos media e da informação, Ética e empatia, Saúde e bem-estar, Presença online e comunicação, Participação ativa, Direitos e responsabilidades, Privacidade e segurança. Consciencialização do consumidor. 6. Pesquisa e tendências emergentes 6.1 Acesso a experiências na Europa 6.2 Várias formas de participação 

Objetivos

1. Compreender a importância dos media digitais e da Internet no exercício da cidadania 2. Compreender o que é a cidadania digital e a sua relação com a literacia mediática e informacional 3. Conhecer os principais atores, políticas e modelos de desenvolvimento da cidadania digital 4. Conhecer práticas ¿sensíveis¿, ou boas práticas que têm em conta o contexto (o problema social, o ambiente cultural e económico) em articulação com os objetivos sociais 5. Conhecer paradigmas/teorias que melhor se adequam ao ensino/aprendizagem de competências em cidadania digital 6. Ser capaz de desenhar estratégias e programas que contribuam para o desenvolvimento de competências de cidadania digital 7. Ser capaz de desenhar projetos de investigação que contribuam para o desenvolvimento da educação em cidadania digital 

Metodologias de ensino e avaliação

Nesta unidade curricular o método expositivo é utilizado para a apresentação de teorias e conceitos, mas também o demonstrativo (via utilização de imagens, vídeos e aplicações). Serão também utilizados métodos demonstrativos e ativos (através da realização de trabalhos). A avaliação é contínua e consiste num projeto individual e projetos em grupo. Avaliação: - Desenho de um projeto de educação para a cidadania digital com apresentação e discussão oral (50%) - Entrega, apresentação e discussão de trabalhos em grupo: recensão crítica de artigo científico e participação nas aulas (50%) 

Bibliografia principal

Bennett, W. L. e Segerberg, A. (2012). The logic of connective action. Information, Communication & Society, 15:5, 739- 768. Castells, M. (2009). Comunicación y poder. Madrid: Alianza Editorial. Costa, C, Car, V & Papadimitriou, S (2017). ¿Good practices and emerging trends in Media and Information Literacy¿ in Frau-Meigs, D, Velez, I and Flores J (eds), European Public Policies on Media and Information Literacies in Comparative Perspective. London: Routledge. Mercklé, P. (2011). Sociologie des Réseaux sociaux, Paris: La Découverte. Wasko, M. M., Faraj, S & Teigland, R. (2004). Collective Action and Knowledge Contribution in Electronic Networks of Practice. Journal of the Association for Information Systems Vol. 5 No. 11-12, pp.493-513. http://aisel.aisnet.org/cgi/viewcontent.cgi?article=1377&context=jais Frau-Meigs, D., O¿Neill, B., Soriani, A., Tomé, V (2017). Digital Citizenship education: overview and new perspectives. Strasbourg: Council of Europe Publishing 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala