Contacto WhatsApp 961135355

Universidade Lusófona do Porto

Seminário Interativo I

Apresentação

Este Seminário interativo é dividido em 3 UC semestrais. De referir que os conteúdos programáticos indicados para esta primeira UC ligam-se com a II e a III. Optamos por esta sequência no tempo para termos um acompanhamento mais próximo dos estudantes desde o início ao final do mestrado, sendo que cada uma das UC tem ECTS e horas de trabalho consentâneas com esta opção no tempo. 

As UC I, II e III estão muito relacionadas, pois estes cursos b-learning, com seminários, workshops e sessões presenciais, têm ligação estreita com as 4 grandes áreas de intervenção do curso:

1 - Práticas de ensino e de aprendizagens em ambientes mediatizados,

2 - Pesquisa avançada,

3 - Desenvolvimento de projetos no âmbito das políticas públicas e desenvolvimento e inovação,

4 - Sensibilização e capacitação para a cidadania digital. Nesta primeira UC, vamos incidir no ponto 1. 

Curso

Literacia dos Media e da Informação e Cidadania Digital (M) (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 4,5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP6062-21847

Disciplinas complementares recomendadas

Seminário Interativo II e III

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

1. Práticas de ensino e de aprendizagens em ambientes mediatizados:

1.1. Discussões no campo

1.2. Diretrizes promissoras

1.3. Estudos de caso

1.4. Boas práticas

1.5. Recomendações para o futuro na área. 

Objetivos

Esta UC vai constituir-se através de um curso b-learning (com convidados especialistas), com diferentes conteúdos teórico-práticos, alguns similares a workshops e alguns mais expositivos, relacionados com as áreas de intervenção deste mestrado. Neste Seminário interativo I, vamos dar atenção ao primeiro: práticas de ensino e de aprendizagens em ambientes mediatizados. Praticamente todo o módulo vai ser online, com 1-2 sessões presenciais de discussão com os estudantes. Durante as discussões, os estudantes de mestrado irão apresentar as suas visões críticas sobre os conteúdos da UC e os projetos individuais. Nestas sessões pretende-se aprofundar conhecimentos de forma a que os estudantes desenvolvam competências específicas relativamente a formas de ensino e aprendizagem em ambientes digitais e mediatizados. Assim como competências de reflexão, análise e identificação de boas práticas e perspetivas do campo.

Metodologias de ensino e avaliação

Esta UC apresenta-se com a possibilidade de recorrer a convidados, vídeos, reflexão crítica, inclusive dos estudantes, sobre a temática em causa. Da avaliação, constam 40% de participação nas atividades das aulas (síncronas e assíncronas ) e 60% de um trabalho prático final em que as aprendizagens sejam aplicadas e que se afigure como um potencial trabalho a aplicar em concreto ou um tubo de ensaio de um projeto mais vasto (até relacionado com a dissertação).

Bibliografia principal

Abreu, B. & Mihailidis, M. (Eds.) (2014), Media Literacy Education in Action: Theoretical and Pedagogical Perspectives: Routledge

Abreu, B. Paul Mihailidis, Alice Y.L. Lee, Jad Melki, Julian McDougall (2017). International Handbook of Media Literacy Education. London: Routledge.

Brites, M.J., Santos, S., Jorge, A. & Catalão. D. (2017). Jornalismo e educação: rádio online e processos juvenis de aprendizagem. Sociologia, Problemas e Práticas, 84, 81-100.

Engen K.B., Giaever T.H., Mifsud L. ( 2015), Guidelines and Regulations for Teaching Digital Competence in Schools and Teacher Education: A Weak Link. Nordic Journal of Digital Literacy, Vol 10, no 2, pp. 69-83.

Hobbs, R. (2011), Digital and Media Literacy: Connecting Culture and Classroom. California: Corwin. Mihailidis P. (2016). ¿The mobile citizen: how a media literate generation is reshaping the global public sphere¿, in Frechette J. and Williams R. (eds), Media education for adigital generation, pp. 235-243. Routledge: Abingdon. 

Horário de Atendimento

Nome do docente  

Horário de atendimento

Sala