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Universidade Lusófona do Porto

Psicopatologia do Desenvolvimento

Apresentação

Esta unidade curricular tem como objetivo geral introduzir, discutir e aplicar com os estudantes modelos desenvolvimentais de compreensão do funcionamento psicossocial de crianças e jovens. Iremos dar foco especial às trajetórias (des)adaptativas de desenvolvimento e como os contextos familiares e relacionais funcionam elementos de risco ou de proteção face à adversidades e oportunidades desenvolvimentais.

 

Curso

Justiça Juvenil e Proteção de Crianças e Jovens em Perigo (M) (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 5

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP6037-13637

Disciplinas complementares recomendadas

- Sem UCs recomendadas.

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

  1. A abordagem da Psicopatologia do Desenvolvimento e suas origens
  2. Pressupostos concetuais da abordagem desenvolvimental do psicopatologia
    1. Interação entre o normal e patológico/inadaptação, influências contextuais, trajetórias de desenvolvimento, fatores de risco e de proteção, resiliência, estabilidade/mudança desenvolvimental, multifinalidade/equifinalidade, transação
    2. Epigenética probabilística e a hipótese da suscetibilidade diferencial
  3. As relações como contextos de risco/proteção do desenvolvimento de problemas de ajustamento psicossocial
    1. A vinculação
    2. O sistema familiar
  4. Contextos de desenvolvimento e problemas de ajustamento psicossocial: interação com os pares, a escola, vizinhança e cultura
  5. Trajetórias de desenvolvimento dos problemas psicossociais mais prevalentes em crianças ejovens
  6. Aplicações da abordagem da psicopatologia do desenvolvimento na avaliação e intervenção psicossocial na justiça juvenil e proteção de crianças e jovens em perigo

Objetivos

No final desta unidade curricular, espera-se que os alunos sejam capazes de:

OA1. Descrever os principais conceitos e pressupostos da abordagem da psicopatologia do desenvolvimento;

OA2. Compreender a dinâmica biopsicossocial, com ênfase nas dimensões relacionais e familiares, envolvida na emergência de trajetórias de desenvolvimento inadaptativas;

OA3. Analisar como os diferentes contextos de desenvolvimento podem contribuir para o risco ou proteção de problemas de ajustamento psicossocial;

OA4. Aplicar a abordagem da psicopatologia do desenvolvimento na compreensão dos problemas de ajustamento psicossocial de crianças e jovens;

OA5. Identificar os múltiplos fatores e processos desenvolvimentais de emergência e manutenção dos problemas de ajustamento psicossocial mais prevalentes em crianças e jovens;

OA6. Sintetizar criticamente sobre como a avaliação e intervenção psicossocial com crianças e jovens em perigo pode ser informada pela abordagem da psicopatologia do desenvolvimento.

Metodologias de ensino e avaliação

As metodologias de ensino incluem aulas de natureza expositiva, análise orientada de artigos empíricos, discussão de casos práticos, pesquisa bibliográfica, apoio em sala de aula e feedback (por pares e pelos docentes) sobre as tarefas produzidas em grupo. As horas de trabalho autónomo asseguram a leitura da bibliografia principal, as tarefas de avaliação formativa e o trabalho de grupo

Os estudantes optam por uma das seguintes modalidades de avaliação:

1. Avaliação contínua, em regime presencial, implicando a presença em 75% das aulas. A classificação final resulta da seguinte ponderação: (i) uma prova escrita (60%); (ii) Apresentação oral e redação escrita de um relatório, em grupo, que visa a aplicação dos conteúdos programáticos na compreensão e discussão de um caso prático (35%); (iii) Qualidade da participação oral e envolvimento nas tarefas propostas (5%).

2. Avaliação Final. Exame final escrito (100%), de acordo com o regulamento de avaliação ULP.

Bibliografia principal

Belsky, J. & Pluess, M. (2009). Beyond diathesis stress: Differential susceptibility to environmental influences. Psychological Bulletin, 135, 885-908.

Cassidy, J., & Shaver, P. (2018). Handbook of attachment: Theory, research, and clinical implications (3rd ed). New York: The Guildford Press.

Chiccetti, D. (2018). Developmental psychopathology (3rd ed. Vols 3, 4). New York: Wiley.

Corval, R., Belsky, J., Baptista, J., Oliveira, P., Mesquita, A., & Soares, I. (2017). Inhibited attachment disordered behavior in institutionalized preschool children: Links with early and current relational experiences. Attachment & Human Development, 19, 598-612.

Cummings, E.M., Davies, P., & Campbell, S. (2002). Developmental psychopathology and family process. NY: Guilford.

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