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Universidade Lusófona do Porto

Metodologias de Investigação Quantitativas

Apresentação

O objetivo desta UC é dotar os estudantes de competências práticas em análise de dados quantitativos. Pretende-se que os estudantes obtenham conhecimentos e adquiram bases para a elaboração de um projeto de investigação quantitativa, desde o plano conceptual e a formulação de hipóteses, passando pela análise dos dados recolhidos, pelo teste das hipóteses formuladas e culminando com a interpretação e apresentação dos resultados. Os estudantes irão aplicar conceitos e técnicas da estatística descritiva e inferencial através da utilização do software IBM SPSS.

 

Curso

Justiça Juvenil e Proteção de Crianças e Jovens em Perigo (M) (ULP)

Grau|Semestres|ECTS

| Semestral | 6

Ano | Tipo de unidade curricular | Lingua

1 |Obrigatório |Português

Código

ULP6037-14312

Disciplinas complementares recomendadas

Estatisticas e UCs laboratoriais

Estágio profissional

Não

Conteúdos Programáticos

Descrição dos conteúdos

CP1. O processo de investigação científica: planeamento e concretização de uma investigação com metodologia quantitativa.
CP2. O software IBM SPSS
CP3. Análise descritiva
CP4. Análise inferencial
4.1 Estimação
4.2 Testes de hipóteses; testes paramétricos e não paramétricos

 

Objetivos

OA1: Construir uma base de dados SPSS e respetiva syntax

OA2: Formular hipóteses e tomar decisões do teste a escolher com base nas propriedades métricas e metodológicas das variáveis e no teste dos pressupostos para a realização de testes paramétricos

OA3: Realizar análises exploratórias de dados, análises descritivas e inferenciais (uni-bivariadas)

OA4: Interpretar outputs

OA5: Redigir resultados usando uma linguagem científica e de acordo com as normas APA

OA6: Aplicar as competências desenvolvidas à prática

Metodologias de ensino e avaliação

A UC será ministrada através da utilização de uma variedade de métodos, nomeadamente, ME1: Apresentação oral com o apoio de materiais audiovisuais; ME2: Diálogo interativo entre docente e estudantes; ME3: Atividades de pequenos grupos em sala de aula; ME4: Pesquisa bibliográfica. A avaliação será baseada na realização de: atividades práticas, realizadas em grupo, no contexto de sala de aula e redação dos respetivos relatórios (70%); (ii) um teste escrito (30%). A avaliação das componentes teórica e prática são independentes e carecem da aprovação de ambas, ou seja, obter uma avaliação não inferior a 9,5 valores. A classificação dentro de cada componente, teórica ou prática, resulta da média de cada elemento. Em caso de reprovação, os elementos de avaliação com uma avaliação não inferior a 9,5 são congelados e são transferidos para a ponderação da classificação em exame de recurso.

Bibliografia principal

Almeida, L. S. & Freire, T. (2008). Metodologia de Investigação em Psicologia e Educação. Braga: Psiquilíbrios.
American Psychological Association (2009).
Publication manual of the American Psychological Association (6ª ed). Washington: American Psychological Association.
Field, A. (2013). Discovering Statistics Using SPSS (4ª ed). London: Sage.
Howell, D. (2009). Statistical methods for Psychology (7th ed.). Belmont, CA: Wadsworth Publishing.
Maroco, J. (2011). Análise estatística com o SPSS Statistics (5ª ed). Pero Pinheiro. Rolo & Filhos.
Martin, W. E. & Bridgmon, K. D. (2012). Quantitative and Statistical Research Methods: From Hypothesis to Results. San Francisco, CA: John Wiley and Sons.
Martins, C. (2011). Manual de Análise de Dados Quantitativos com recurso ao IBM SPSS: Saber decidir, fazer, interpretar e redigir. Braga: Psiquilibrios.

Horário de Atendimento

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Horário de atendimento

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